População e Saúde
Os processos de transição demográfica e epidemiológica que vem ocorrendo no país, ao promover mudanças significativas na estrutura de idade da população brasileira e nos perfis de adoecer e morrer, trazem novos desafios para a produção do conhecimento na área de saúde.
Ao entender a saúde como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social”, esta linha de pesquisa abrange as múltiplas dimensões que condicionam – e são condicionadas- o processo saúde-doença-cuidados- morte a que esta exposta à população.
Neste sentido esta linha tem abordado temas relevantes de forma a contribuir com conhecimento, formação de pessoal, formulação e implementação de políticas e planejamento da gestão pública, no âmbito local, regional nacional e/ou internacional.
Como assuntos prioritários são elencados, como exemplos: o estudo do processo de transição demográfica e epidemiológica; os impactos na saúde do fenômeno de envelhecimento populacional e longevidade; os diferenciais na vulnerabilidade de diferentes grupos populacionais frente aos riscos para a saúde e as condições de saúde como condicionante da vulnerabilidade social; ambiente e saúde; desigualdades sociais e raciais da saúde da população; diferenciais no acesso aos cuidados da saúde; violências e acidentes etc.
Concomitantemente se faz necessário identificar, desenvolver, avaliar e utilizar diversas fontes de informação e métodos e técnicas de análises devido à complexidade das relações entre as dimensões explicativas e pelos diferentes níveis de análise a serem considerados.