A saúde mental de estudantes da Unicamp e as experiências de telessaúde na pandemia do Covid-19 : impactos da escuta

Período:

2020 - Atual

Descrição:

Atualmente, a 4° Onda da Epidemia da COVID19 vem sendo identificada como a Onda da Saúde Mental. As necessidades de compreensão, prevenção e assistência tem se mostrado extremamente urgentes, em todos os países do mundo, quer seja pelas configurações de ansiedades, angústias, medos, lutos, como também pela total incerteza em que se vive hoje em dia, globalmente. Estudantes das áreas de ciências médicas, especialmente os jovens estudantes de medicina vem sendo colocados diante de desafios para os quais talvez se sintam pouco preparados. Projetos pessoais estão se desfazendo, em qualquer campo da vida, familiar, profissional, afetiva, e novos horizontes devem ser buscados. A intensidade e severidade dos desafios e mudanças vêm exigindo conhecimento pessoal emocional crescente, especialmente entre aqueles que estão se preparando para devotar dedicação e atenção ao atendimento de doentes e enfermos. Este projeto visa identificar como os jovens que estão recebendo o impacto emocional durante as teleconsultas estão sendo afetados, e que efeitos esse esforço de escuta pode vir a causar . Dado o novo lugar que as estratégias de teleatendimento podem vir a ter no país e no mundo, é interessante que se possa desenvolver capacidades de escuta para além daquelas previstas, ao mesmo tempo que se deve conhecer de que maneira os jovens serão afetados por elas. Nesse sentido, o projeto tem por objetivo compreender os fenômenos associados aos aspectos psíquicos relacionados a tais processos, junto aos estudantes que participam da TeleMedicina, através de questionário on line, grupos de discussão e entrevistas individuais. O questionário será enviado a todos os alunos que participam da iniciativa, e entrevistas em grupo serão realizadas assim como entrevistas individuais em cerca de 10% do conjunto de estudantes que participam do processo. Serão realizados 3 grupos de discussão, com pelo menos 7 pessoas cada. Espera-se conhecer de que maneira os estudantes estão sendo impactados emocionalmente a partir do contato que estão realizando pelo telemedicina,e que tipo de empatia conseguem observar em si mesmos com o sofrimento dos usuários, ou seja que tipo de escuta vem conseguindo desenvolver. Todas as atividades serão desenvolvidas on line e posteriormente à leitura do termo de esclarecimento livre esclarecido..

Coordenador(a):

Margareth Martha Arilha Silva