Linhas de Pesquisa e Projetos
PESQUISA NACIONAL DE DEMOGRAFIA E SAÚDE DA CRIANÇA E DA MULHER - PNDS 2006
Período:
2006Descrição:
Objetivos:
1 Identificar as características demográficas e os perfis sócio-econômicos e culturais da população em estudo, levando em conta a mobilidade espacial da população. Estes serão os marcadores primeiros na busca de eventuais diferenciais nas análises de cada um dos tópicos subseqüentes.
2 Identificar perfis reprodutivos: níveis, padrões e tendências da fecundidade e da contracepção, seus determinantes próximos e gerais.
3 Identificar padrões e tendências de conjugalidade, de parentalidade e de orientações e práticas sexuais, e seus determinantes.
4 Avaliar o acesso a contraceptivos e à assistência durante a gestação, o parto e o puerpério. Tendências e determinantes.
5 Identificar perfis de morbi-mortalidade na infância: níveis de mortalidade infantil e na infância, prevalência de diarréias e doenças respiratórias. Tendências e seus determinantes.
6 Avaliar padrões e tendências de amamentação: freqüência, duração do aleitamento exclusivo e misto. Seus determinantes e diferenciais.
7 Avaliar a cobertura vacinal e o acesso de crianças menores de 5 anos a serviços de saúde. Seus determinantes e diferenciais.
8 Avaliar perfis de nutrição e deficiência de vitamina A e ferro em mulheres em idade fértil e em crianças menores de 5 anos. Seus determinantes e diferenciais.
9 Avaliar os padrões de segurança/insegurança alimentar e adequação do teor de iodo no âmbito da família, dos adultos e das crianças. Seus determinantes e diferenciais.
10 – Avaliar o acesso a medicamentos de mulheres na idade fértil e crianças menores de 5 anos. Seus determinantes e diferenciais.
Coordenador(a):
Drª. Elza Berquó
Instituições: CEBRAP; Nepo/Unicamp; Depto. Medicina Preventiva/Unicamp; NUPENS/USP; Depto Clinica Medica/USP; Depto Nutrição/UFPE; IBOPE.
Financiador:
Decit/Ministério da Saúde