16
outubro
Campinas / Unicamp
quarta-feira
SPG 22: Migração interna e internacional: primeiros passos na pesquisa
Campinas / Unicamp |
O Observatório das Migrações em São Paulo é um grupo de pesquisa desenvolvido no Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (NEPO) que busca aprofundar o conhecimento teórico, metodológico e empírico acerca das configurações e das especificidades que os processos migratórios internos e internacionais assumem em diferentes espaços do território paulista na “era da mobilidade”.
O objetivo principal deste grupo é conhecer e analisar as transformações nos processos migratórios nacionais e nas migrações internacionais para, de e no Estado de São Paulo a partir das diversificadas modalidades migratórias. Nesse sentido, focalizar o contexto estadual das migrações internas e internacionais envolve fortemente as regiões do interior do Estado de São Paulo e as metrópoles, para a compreensão da reprodução social de dinâmicas socioespaciais, econômicas, urbanas, demográficas e de distintos contingentes migratórios presentes.
Em uma perspectiva interinstitucional e interdisciplinar, incorpora pesquisadores de diversas formações acadêmicas que dialogam com o fenômeno migratório. Do ponto de vista das competências institucionais-acadêmicas, aglutina pesquisadores paulistas de distintas instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo na busca por apreender e analisar as diferentes modalidades migratórias advindas das novas lógicas da migração e suas configurações no tecido social paulista.
Proibida no Brasil, prática tem dados subdimensionados e está presente inclusive no mundo virtual