Estudantes imigrantes internacionais no Brasil matriculados no ensino básico

Notas Metodológicas

Trata-se do principal instrumento de coleta de informações sobre educação básica no país. Abrange, para escolas públicas e privadas, as modalidades de ensino regular (educação infantil, fundamental e médio), educação especial e de Jovens e Adultos (EJA), além da educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).

A coleta das informações tem caráter declaratório e realizada em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. Sua realização é anual e contempla indicadores sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e professores. Para a construção desse painel, considerou-se apenas as informações de matrículas de alunos estrangeiros, entre 2010 e 2019. No entanto, o portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação, disponibiliza os registros do Censo Escolar desde 19951.

A despeito dos inúmeros avanços em termos da qualidade e da cobertura dos indicadores apresentados, vale ressaltar os problemas de preenchimento das informações, comuns a todos os registros administrativos do Brasil (JANNUZZI, 2017)2.

Referências:

1 Para acesso aos microdados utilizados na construção do painel, consultar o site do INEP, disponível em:http://portal.inep.gov.br/microdados. Acesso janeiro de 2020.

2 JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores Sociais no Brasil. Campinas: Editora Alínea, 2017.

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