Estudantes imigrantes internacionais no Brasil matriculados no ensino superior

Notas Metodológicas

O Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), reúne informações sobre as todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Os dados são coletados a partir do preenchimento de questionários, por parte de cada IES, com perguntas referentes às próprias instituições, aos cursos de graduação e sequenciais de formação específica, discentes e docentes vinculados aos cursos oferecidos.

Nessa publicação foram consideradas apenas as matrículas ativas de estrangeiros, nos levantamentos realizados entre 2010 e 2018.No entanto, o portal do INEP disponibiliza os registros do Censo da Educação Superior desde 19951. As informações selecionadas referem-se ao país de origem do aluno, idade e sexo, categoria administrativa da instituição de ensino, forma de ingresso do aluno (se beneficiário ou não de Programa de Convênio para Estudantes Estrangeiros - PECG), organização acadêmica da instituição, área específica do curso e seu local de oferta (informação não válida para as matrículas de cursos à distância).

A despeito dos inúmeros avanços em termos da qualidade e da cobertura dos indicadores apresentados, vale ressaltar os problemas de preenchimento das informações, comuns a todos os registros administrativos do Brasil (JANNUZZI, 2017)2.

Por fim, vale ressaltar que essa base não contempla as matrículas em cursos de pós-graduação.

Referências:

1 Para acesso aos microdados utilizados na construção do painel, consultar o site do INEP, disponível em:http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados. Acesso setembro de 2020.

2 JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores Sociais no Brasil. Campinas: Editora Alínea, 2017.

Realização:

Apoio: