Este Banco Interativo de Dados é fruto da parceria técnica entre o Observatório das Migrações em São Paulo (NEPO/UNICAMP) e o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), viabilizada pelo Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante da Justiça do Trabalho.
A plataforma une o esforço de produção científica e a expertise do Observatório em seu projeto de democratizar o acesso às informações sobre migrações no Brasil com a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a inserção dos migrantes no mundo do trabalho. O objetivo é oferecer uma apresentação sistematizada, intuitiva e dinâmica de dados para os mais diferentes públicos: da comunidade acadêmica e gestores públicos a estudantes e demais interessados.
Busca-se, dessa forma, disponibilizar dados que subsidiem políticas públicas e permitam a todos os interessados, principalmente do mundo jurídico trabalhista, compreender e analisar o processo migratório no país, com especial atenção ao estado de São Paulo e à área de atuação do TRT da 2ª Região e parte da 15ª.
Reforçando o compromisso social da pesquisa científica, este Banco articula o rigor teórico e metodológico da academia no tratamento das bases de dados à necessidade de informações que respaldem diagnósticos sobre as migrações para São Paulo e para o Brasil, contendo diversos painéis de análise.
Explore os dados para avaliar cenários, planejar ações protetivas e estruturantes, e fortalecer a garantia de acesso ao trabalho decente, permitindo que a Justiça do Trabalho atue de maneira preventiva e proativa na proteção dessa população.