Esse estudo dá continuidade e busca fortalecer parcerias interinstitucionais e internacionais realizadas nos últimos anos. O Observatório da Emigração Brasileira é um projeto multidisciplinar que visa aprofundar a compreensão dos processos migratórios do Brasil, contemplando uma análise ampla da emigração brasileira. A problemática abordada emerge a partir da necessidade de aprofundar o conhecimento teórico, metodológico e empírico acerca das configurações e das especificidades que os processos migratórios internacionais assumem na ‘era da mobilidade’.
O objetivo principal do Observatório é conhecer e analisar as transformações nos processos migratórios internacionais para, no e do Brasil, com ênfase na emigração, contextualizando o país na rota das migrações internacionais – tanto como país de imigração e de emigração, quanto de trânsito migratório – o que contempla considerar o contexto mais amplo referente à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), das migrações fronteiriças, das migrações no Mercosul, das migrações Sul-Norte e das migrações Sul-Sul. Em uma perspectiva interinstitucional, interdisciplinar e internacional incorporará pesquisadores de diversas formações acadêmicas que dialogam com o fenômeno migratório.
Do ponto de vista das competências institucionais-acadêmicas, este projeto pretende aglutinar pesquisadores de distintas instituições de ensino superior nacionais (UNICAMP, PUCMINAS, UFRGS, FJN, URCA/CE, UFRR), incluindo pesquisadores da região Norte e da Região Nordeste do Brasil, em parceria com instituições de Portugal (Universidade de Lisboa e Universidade do Minho), com pesquisadores especialistas em processos emigratórios. O estudo consiste em congregar uma rede de pesquisadores interdisciplinares, tanto brasileiros como também internacionais, especializados em estudos sobre migração, como forma de se tornar um centro de excelência na pesquisa sobre mobilidades populacionais relacionadas ao Brasil, bem como um canal de comunicação qualificado sobre o tema para auxiliar na promoção e disseminação de informação relacionada sobre o tema da emigração.
Para tanto, o Observatório contempla pesquisas temáticas interdisciplinares e que circundam o tema da emigração sob diversos aspectos, atuando como um caleidoscópio; três são os estudos temáticos na Linha Temática “Panorama Geral das Migrações Internacionais” e outros três estudos temáticos estruturam a Linha Temática “Processos Emigratórios”. Tais estudos temáticos pretendem, em linhas gerais, contribuir para mapear, analisar, agrupar e propor reflexões atuais e futuras acerca da emigração brasileira nos diferentes fluxos migratórios e distintas mobilidades e modalidades de deslocamentos populacionais que marcam as migrações internacionais contemporâneas, como um sistema global translocal e transnacional de reprodução social.
Vale ressaltar que o Observatório desenvolve uma abordagem aberta e acessível para garantir que os resultados da pesquisa alcancem tanto a comunidade acadêmica quanto o público em geral, contribuindo assim para uma compreensão mais ampla e informada dos processos migratórios envolvendo o Brasil.
Toda essa mobilização científica e social que o observatório irá realizar durante os 03 anos de projeto irá contribuir para a criação e programação do Observatório das Migrações da CPLP, ampliando o escopo das pesquisas e análises para incluir não apenas o Brasil, mas também outros países de língua portuguesa. Isso permitirá uma compreensão mais holística dos processos migratórios envolvendo esses países. Para isso, eventos conjuntos e reuniões regulares serão realizados durante os eventos anuais para coordenar esforços e definir prioridades de pesquisa. Essa iniciativa conjunta gera um impacto significativo não apenas na compreensão dos processos migratórios, mas também no desenvolvimento de políticas mais informadas e eficazes em toda a região da CPLP.
Estudo Temático 1.
Estudo Temático 2.
Estudo Temático 3.
Estudo Temático 4.
Estudo Temático 5.
Estudo Temático 6.
Alexandre Diniz (PUCMINAS), Antônio Carvalho Neto (PUCMINAS), Ana Cecilia Bizon (Unicamp)
João Peixoto – Universidade de Lisboa, Portugal; Eduardo Bologna – Universidade de Córdoba, Argentina; Erika Masanet – Universidade de Valência, Espanha; Emília Araújo – Universidade do Minho, Portugal; Jeffrey Lesser – Emory University, Estados Unidos; Angelo Ishi – Universidade Musashi, Japão
Rosana Baeninger (UNICAMP)
Duval Fernandes (PUCMINAS)
Jorge Malheiros (Universidade de Lisboa – Portugal)
Andrea Oltramari (UFRGS)
Victor Barros (Universidade do Minho – Portugal)
Claudia Picolotto Concolatto (UFRGS e PROJETO) – aluna de doutorado
Denise Mendes (UFRR) – Docente
Fernando Vianna (UTFPR) – Docente
Francisco Carlos dos Santos Filho (PROJETO) -Docente
Henrique Galhano Balieiro (SJMR) – Técnico
João Carlos Jarochinski Silva (UFRR) – docente
Jóice Domeniconi (NEPO) – Pós-doutoranda
Juliana Carvalho Ribeiro (NEPO) – Pós-doutoranda
Luciana Cezar (PROJETO) – Tecnica
Luís Felipe Aires Magalhães (NEPO) – Pesquisador
Natália Demétrio (NEPO) – Docente
Raquel Jakob (NEPO) – Analista/Desenvolvedora de Sistemas
Renata Nóbrega (UNIR) – docente
Rogério Ozelo (NEPO) – Analista/Desenvolvedor de Sistemas
Romerito Valeriano da Silva (CEFET-MG)- docente
Silvana Nunes de Queiróz (URCA) – docente
Sueli Siqueira (UNIVALE) – docente
Tatiana Gassen Rodrigues (PROJETO) – técnica
Wilson Fusco (FUNDAJ)- Pesquisador
Sofia Furtado (PUC Chile) – América Latina – Docente
Carolina Ribeiro (PUCMinas) – doutoranda
Katielle Susane do Nascimento Silva (UFRR)
Cristiane Fraga da Silveira Sastre (UFRS)
João Areosa (Instituto Politécnico de Setubal)
Alba Valéria Oliveira Ficagna (UFRS)
Sandra Regina Cela (UFRS)
Greiceane Roza Vieira (UFRS)