OBSERVATÓRIO DAS MIGRAÇÕES EM SÃO PAULO
MIGRAÇÕES INTERNAS E INTERNACIONAIS CONTEMPORÂNEAS EM SÃO PAULO
Possui graduação Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1984), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Ciências Sociais (Área de Estudos de População) pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Professora Livre Docente (2012) na área de População e Ambiente no Departamento de Demografia-Unicamp. Pós-Doutorado (Estágio Sênior) na Universidade da Califórnia, Davis (2014-2015). Atualmente é professora associada do Departamento de Demografia do IFCH – Universidade Estadual de Campinas e pesquisadora do Núcleo de Estudos de População – Nepo/Unicamp. Docente do Programa de Pós-Graduação em Demografia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Unicamp. Representante Docente no Conselho Universitário da UNICAMP (2015-2017). Representante Docente na Câmara de Administração da Unicamp (2016-2017). Coordenadora do Núcleo de Estudos de População- Nepo (2006-2009), Secretária geral da Associação Brasileira de Estudos Populacionais -ABEP (2005-2006), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Demografia – IFCH/Unicamp (2000-2006), Coordenadora Adjunta da Área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia na CAPES (2008-2010), Assessora na Pró-reitoria de Pós-Graduação da Unicamp (2009-2013), Representante da área de Demografia no Comitê Assessor do CNPq (2011-2014). Membro da Comissão Consultiva de Estatísticas Demográficas – IBGE (2014-2015). Coordenadora na Unicamp da Cátedra Sérgio Vieira de Mello para refugiados/ACNUR (2017-2018). Coordenadora do Observatório das Migrações em São Paulo (2009-2022).
A proposta ora encaminhada dá continuidade ao projeto temático Observatório das Migrações em São Paulo (Núcleo de Estudos de População “Elza Berquo” – UNICAMP). Nesta segunda fase da pesquisa, a problemática do Observatório das Migrações em São Paulo emerge a partir da necessidade de aprofundar o conhecimento teórico, metodológico e empírico acerca das configurações e das especificidades que os processos migratórios internos e internacionais assumem em diferentes espaços do território paulista na ‘era da mobilidade’. O objetivo principal deste projeto é conhecer e analisar as transformações nos processos migratórios nacionais e nas migrações internacionais para, de e no Estado de São Paulo a partir das diversificadas modalidades migratórias. Nesse sentido, focalizar o contexto estadual das migrações internas e internacionais envolve fortemente as regiões do interior do Estado de São Paulo e as metrópoles, para a compreensão da reprodução social de dinâmicas socioespaciais, econômicas, urbanas, demográficas e de distintos contingentes migratórios presentes nos espaços paulistas. Em uma perspectiva interinstitucional e interdisciplinar, incorporará pesquisadores de diversas formações acadêmicas que dialogam com o fenômeno migratório. Do ponto de vista das competências institucionais-acadêmicas, aglutina pesquisadores de distintas instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo (UNICAMP – NEPO/CEPAGRI/ IFCH/FCA), UFABC, Fundação Carlos Chagas, Museu do Café e Museu da Imigração). Busca apreender e analisar as modalidades migratórias advindas das novas lógicas da migração e suas configurações no tecido social paulista.
Aline Santos
Currículo Lattes
Allan de Campos
Currículo Lattes
Andressa Martino
Currículo Lattes
Caio Fernandes
Currículo Lattes
Camila Soares
Currículo Lattes
Clarissa Paiva
Currículo Lattes
Dirce Trevisi
Currículo Lattes
Fátima Chaves
Currículo Lattes
Joice Domeniconi
Currículo Lattes
Joselin Utrera
Currículo Lattes
Julia Scavitti
Currículo Lattes
Juliana Gomes
Currículo Lattes
Maria Claudia Paiva
Currículo Lattes
Mariana Cardoso
Currículo Lattes
Natália Belmonte Demétrio
Currículo Lattes
Sabrina Oliveira
Currículo Lattes
Sofia Furtado
Currículo Lattes
Sophia Rovere
Currículo Lattes
Thauany Vernacci
Currículo Lattes
Theo Seligman
Currículo Lattes
O projeto temático ora apresentado pretende resgatar a trajetória das migrações internas e internacionais no Estado de São Paulo e suas implicações passadas, contemporâneas e futuras para a formação social paulista no período que compreende o final do século 19 até a primeira década do século 21 (1880-2010), avançando em anos subsequentes. Este Observatório das Migrações em São Paulo permitirá captar processos migratórios contextualizados historicamente, seus movimentos migratórios internos e internacionais, ao longo desse período, que ampliem o conhecimento e análises acerca deste fenômeno social. Em uma perspectiva interdisciplinar, possibilitará incorporar pesquisadores de diversas formações acadêmicas que dialoguem diretamente com o fenômeno migratório, traduzindo-se em análises interdisciplinares sobre os fenômenos e suas características. Do ponto de vista das competências institucionais-acadêmicas, este projeto pretende aglutinar pesquisadores paulistas de distintas instituições de ensino superior (UNICAMP, UFSCAR e UNESP/Marília) em torno do tema das Migrações. Busca apreender e analisar as fases e faces da migração no Estado de São Paulo, centralizando suas análises e reflexões nos diferentes fluxos migratórios, distintas modalidades de deslocamentos populacionais em diferentes momentos que marcaram a histórica social do Estado. Em perspectiva histórica, os fenômenos sociais e migratórios irão interagir entre si e com outros elementos contextuais, empíricos e teóricos conferindo a devida importância para as migrações internas e internacionais na configuração da sociedade paulista e permitindo avançar no conhecimento de situações e processos migratórios específicos em São Paulo. Em uma perspectiva contemporânea, serão revisitados vários conceitos e abordagens teóricas que sejam capazes de explicar e incorporar situações tão complexas relativas às migrações internas e internacionais na atualidade.