15359
604
383
378
455
1117
144
201
87
974
57
6
179
121
126
170
106
137
44
241
203
BANCO INTERATIVO
2024
NÚMEROS DA IMIGRAÇÃO INTERNACIONAL PARA O BRASIL

SISMIGRA

CONARE

RAIS

SIM

CENSO DA
EDUCAÇÃO
SUPERIOR

CENSO ESCOLAR

STI
DEPORTADOS

STI

STI
MAR

CENSO
DEMOGRÁFICO
2010

MRE

CADASTRO ÚNICO
IMIGRAÇÃO VENEZUELANA

RAIS

SIM

CENSO DA
EDUCAÇÃO
SUPERIOR

CENSO
ESCOLAR

STI
DEPORTADOS

STI

MRE

POPULAÇÕES VULNERÁVEIS

TRABALHO INFATIL
NOS MUNICÍPIOS
PAULISTAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE AMERICANA
O QUE É A CSVM

Promover a educação, pesquisa e extensão acadêmica voltada a população em condição de refúgio é um dos objetivos da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Desde 2003, o ACNUR implementa a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) em cooperação com centros universitários nacionais e com o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE).

 

Neste acordo de cooperação com as universidades interessadas, o ACNUR estabelece um Termo de Referência com objetivos, responsabilidades e critérios para adesão à iniciativa dentro das três linhas de ação: educação, pesquisa e extensão. Além de difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao refúgio, a Cátedra também visa promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes dentro desta temática. O trabalho direto com os refugiados em projetos comunitários também é definido como uma grande prioridade. Como exemplos de iniciativas, diversas universidades têm desenvolvido ações para fomentar o acesso e permanência ao ensino, a revalidação de diplomas, assim como o ensino da língua portuguesa à população de refugiados.

 

A importância desta iniciativa foi reconhecida pela Declaração e Plano de Ação do México para Fortalecer a Proteção Internacional dos Refugiados na América Latina, assinada em 2004 por 20 países da região e que recomenda a investigação interdisciplinar da promoção e da formação do direito internacional dos refugiados.

 

A Cátedra, como seu nome indica, é uma homenagem ao brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto no Iraque naquele mesmo ano e que dedicou grande parte da sua carreira profissional nas Nações Unidas ao trabalho com refugiados, como funcionário do ACNUR.

A CSVM NA UNICAMP

A UNICAMP integrou a Cátedra Sergio Vieira de Mello em setembro de 2017, incluindo parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas – Departamento de Cidadania (Governo Municipal) e a Agência Metropolitana de Campinas (Governo Estadual). As ações da Cátedra são organizadas pelo Grupo de Trabalho Cátedra Sérgio Vieira de Mello, com a seguinte composição:

 

Prof. Dr. Marcelo Knobel Reitor
Profa. Dra. Rosana Baeninger – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e Núcleo de Estudos de População Elza Berquó
Adauto Bezerra Delgado Filho – Diretoria Acadêmica
Dra. Ana Carolina Maciel – Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa
Profa. Dra. Ana Cecília Bizon – Instituto de Estudos da Linguagem​
Prof. Dr. Antonio Carlos Amorim – Faculdade de Educação
Prof. Dr. Célio Hiratuka – Instituto de Economia
Profa. Dra. Edilene Narezzi – Centro de Ensino de Línguas
Prof. Dr. Edvaldo Sabadini – Pró-reitoria de Graduação
Prof. Dr. Fábio Durão – Pró-reitoria de Pós-Graduação
Fábio Custódio – Departamento de Cidadania/Prefeitura Municipal de Campinas
Prof. Dr. Paulo Dalgalarrondo – Faculdade de Ciências Médicas
Vera Lúcia Rodrigues – Agência Metropolitana de Campinas

 

O período de atividade do Observatório das Migrações em São Paulo na Cátedra Sergio Vieira de Mello foi de Maio de 2017 à Abril de 2019.

PARCERIAS