15362
605
384
379
456
1118
145
202
88
975
58
7
181
122
127
171
107
138
45
242
204
BANCO INTERATIVO
2024
NÚMEROS DA IMIGRAÇÃO INTERNACIONAL PARA O BRASIL

SISMIGRA

CONARE

RAIS

SIM

CENSO DA
EDUCAÇÃO
SUPERIOR

CENSO ESCOLAR

STI
DEPORTADOS

STI

STI
MAR

CENSO
DEMOGRÁFICO
2010

MRE

CADASTRO ÚNICO
IMIGRAÇÃO VENEZUELANA

RAIS

SIM

CENSO DA
EDUCAÇÃO
SUPERIOR

CENSO
ESCOLAR

STI
DEPORTADOS

STI

MRE

POPULAÇÕES VULNERÁVEIS

TRABALHO INFATIL
NOS MUNICÍPIOS
PAULISTAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE AMERICANA

SPG 22: Migração interna e internacional: primeiros passos na pesquisa

Ementa: O campo dos estudos migratórios no Brasil é bastante fértil. Entre as migrações passadas e presentes, há muitos fluxos e múltiplas abordagens que compõem tal campo de estudos. Do ponto de vista das migrações internacionais, observamos o movimento das migrações em massa do século XIX, os fluxos do século XX e as os mais recentes fluxos, como a emigração de brasileiros nos anos oitenta e noventa e as novas movimentações, como de haitianos e venezuelanos. Já as migrações internas performaram importantes deslocamentos no contexto do processo de urbanização do país e seus recentes padrões aparecem como campos de investigação a serem explorados. Nossa proposta de Simpósio de Pesquisas Pós-Graduadas aponta para algumas tendências e desafios, como os deslocamentos no sul global; a migração internacional intrarregional; a feminização da migração; a migração qualificada, circulação de cérebros e de trabalhadores do conhecimento; a migração de retorno; e as redes migratórias. Além disso, aponta para a necessidade de discussão de novas abordagens metodológicas, considerando que o panorama das recentes pesquisas são o lócus privilegiado destas discussões.

Sessão 01 – Migração interna e internacional: primeiros passos na pesquisa – Sessão 01 – 16/10/2024 das 18:30 às 21:00
Coordenador/a: Luís Felipe Aires Magalhães (NEPO / UNICAMP)
Aline Chima Komino (UEM), Andrea Oltramari (UFRGS), Victor Freitas de Azeredo Barros (UNIVERSIDADE DO MINHO)
“Caminhos da Ciência”: Descontentamento e Redes de Apoio da Diáspora Científica Brasileira em Portugal.
Resumo: A diáspora científica brasileira tem se tornado uma questão de grande importância, especialmente no contexto das crises econômicas e políticas que têm impactado o Brasil nas últimas décadas. Compreender as motivações, desafios e perspectivas dessa diáspora é crucial para fortalecer laços e impulsionar a formação de redes e diminuir os aspectos negativos de uma fuga de cérebros para o Brasil. Portugal, devido à sua língua comum e as facilidades para a obtenção do visto via Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, tornou-se um dos destinos escolhidos por grande parte dos pesquisadores brasileiros. No entanto, foi na última década, especialmente com a chamada quarta onda, que um fluxo superior de pessoas qualificadas foi notado (Oltramari et al., 2023). Assim, este artigo explora os desafios enfrentados por esses cientistas – os descontentes – na partida do Brasil e na chegada a Portugal.
Ocultar

Paulo Mortari Araujo Correa (NEPO/Unicamp)
As redes migratórias e sua relação com a inserção de migrantes paraguaios no setor de confecção têxtil da Região Metropolitana de São Paulo
Resumo: Entre os anos 1970 e 1980, um perfil específico de migrantes paraguaios na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) começa a sobressair, formado por jovens de camadas sociais menos abastadas e incipiente inserção no setor de confecção têxtil, mais precisamente em atividades informais em oficinas de costura. Na transição ao século XXI estas migrações têm um aumento sem precedentes. A ocupação de paraguaios na costura passa a não se restringir ao centro da capital paulista, alcançando também zonas mais periféricas, movimento que se situa em um contexto global de mudanças nas formas de produção e consumo capitalistas (que inclui o advento da “moda rápida”) e, a nível local, de consolidação da subcontratação como fator estruturante da cadeia da confecção com atuação de migrantes internacionais. Tendo em conta dito cenário, propõe-se averiguar qual é a relação entre as redes migratórias e a forma de inserção de paraguaios no referido setor, com ênfase nas primeiras décadas do século XXI.
Ocultar

Juliana Carvalho Ribeiro (NEPO-UNICAMP)
Compreendendo a territorialização da bolivianidade na RMBH-MG: estratégias da pesquisa de campo
Resumo: A presente proposta tem como centralidade a pesquisa de campo elaborada para o desenvolvimento de uma tese de doutorado. Dizendo de forma mais específica, ela volta o seu olhar para as estratégias desenhadas com o fim de costurar a história de migrantes bolivianas/os na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH-MG), compreendendo a trajetória deste sujeito coletivo desde a sua chegada ao Brasil até as apropriações do espaço que permitiram a sua territorialização (RIBEIRO, 2021) neste recorte espacial. O objetivo era conhecer teórica, metodológica e empiricamente as configurações e as especificidades que os processos imigratórios bolivianos assumem em espaços da RMBH-MG, o que só poderia ter sucesso a partir de uma imersão em campo para aplicação de entrevistas semiestruturadas (ARIZA; VELASCO, 2012).
Ocultar

Theo Seligman (Unicamp)
Externalização das fronteiras e regime humanitário: a imigração venezuelana no Brasil
Resumo: No âmbito nacional, a recepção do grande contingente de imigrantes venezuelanos motivou políticas públicas específicas para o gerenciamento dessa nova população. Há a necessidade de enquadrar o novo fluxo migratório – e suas reações políticas – dentro dos processos de reconfiguração das migrações transnacionais, caracterizados pelo maior protagonismo das migrações Sul-Sul e o fechamento das fronteiras dos países do Norte à entrada de imigrantes indesejáveis (GUILD & BIGO, 2005) por meio de práticas de externalização das fronteiras. Nesse sentido, países como o Brasil, Turquia e Líbia sustentam um papel determinante: de um lado, apresentam-se aos imigrantes internacionais como o “país possível” (BAENINGER, 2018), uma alternativa às barreiras impostas nos países do Norte Global; de outro, se posicionam como “países-tampões” (AGIER, 2006), combinando as dimensões humanitárias e securitárias e controlando os fluxos migratórios no Sul Global.
Ocultar

Natália Belmonte Demétrio (UFRR), Rosana Baeninger (UNICAMP), Jóice Domeniconi (UNICAMP)
Migrações Internacionais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Tendências Recentes para o Brasil
Resumo: A compreensão dos processos migratórios que perpassam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no Brasil demanda novas perspectivas teóricas e estratégias metodológicas. Por um lado, as raízes históricas envolvendo esses fluxos desafiam as fronteiras do Estado-Nação, corroborando o transnacionalismo como referencial analítico fundamental para a sua compreensão. Por outro lado, as questões geopolíticas associadas à reestruturação produtiva em nível global conferem novas características a esses movimentos, com o olhar para as migrações Sul- redefinindo perspectivas de análise. Ao mesmo tempo, é de se notar que a migração da CPLP contempla importante fluxo migratório Norte-Sul – a imigração portuguesa – indicando um desafio adicional para a compreensão de tais processos migratórios. À luz desses referenciais teóricos, este artigo tem por objetivo construir um panorama geral das migrações internacionais com origem na CLPL no Brasil.
Ocultar

Sessão 02 – Migração interna e internacional: primeiros passos na pesquisa – Sessão 02 – 17/10/2024 das 18:30 às 21:00
Coordenador/a: Allisson Gomes dos Santos Goes (GEPPIP – UFS)
Carolina Olmedo Méndez (UFS)
Migração qualificada de brasileiros para as cidades fronteiriças de Ciudad del Este e Presidente Franco – Alto Paraná – Paraguai em busca da formação em medicina.
Resumo: A questão central do presente trabalho diz respeito à migração brasileira e como é dada a dinâmica identitária entre brasileiros e paraguaios na região fronteiriça de Alto Paraná-Paraguai especificamente no contexto das faculdades de medicina nas cidades de Ciudad del Este e Presidente Franco que fazem divisa com a cidade de Foz do Iguaçu, região conhecida como “As Três Fronteiras”. Nestas cidades paraguaias observam-se um considerável aumento de faculdades particulares que oferecem a preços muito mais em conta do que no Brasil o curso de medicina resultando este um dos principais fatores de “atração” para os brasileiros que anseiam pelo diploma médico. Desta maneira consideramos tal fluxo migratório dentro da categoria da migração qualificada proposta por Claudia Pedone e Yolanda Alfaro (2018) que compreendem a mobilidade estudantil neste nível. Ademais abordamos a internacionalização do ensino superior dentro do chamado fluxo Sul-Sul.
Ocultar

Maria Luziara Nascimento (Universidade Federal de Sergip)
Perfil dos estudantes de Medicina da UFS que praticaram mobilidade estudantil a partir das políticas públicas educacionais
Resumo: A proposta desse artigo, compreende a mobilidade humana e as reconfigurações de acesso ao ensino superior público no Brasil, resultantes do processo de centralização do sistema de ingresso nas universidades públicas federais, em específico, na Universidade Federal de Sergipe. O Ministério da Educação, após a adesão ao Enem e a implantação do Sisu em 2010, demostrou que houve uma expressiva taxa de 25% no número de deslocamentos de estudantes que saíram das suas cidades natais para estudar em outros locais. Nesse sentido, a proposta, busca analisar o processo de reconfiguração no curso de medicina na Universidade Federal de Sergipe, no período de 2010-2015. Como expõe Bourdieu 2007, no livro Distinção, no tópico as lutas de concorrência e a translação da estrutura, devemos analisar criteriosamente o processo de democratização nas universidades. A questão é: Qual a transformação do perfil dos estudantes migrantes do curso de medicina pós a adoção da UFS ao Enem e Sisu.
Ocultar

João Freitas de Castro Chaves (UFABC)
Proteção jurídica a crianças migrantes desacompanhadas em zonas de fronteira: um itinerário de pesquisa de campo em Pacaraima (2022-2023)
Resumo: A migração de crianças e adolescentes é um fenômeno social global, com crescente interesse por parte da literatura e do campo das migrações internacionais. Por sua natureza interdisciplinar, os chamados child migration studies tentam dar conta da complexidade de fluxos envolvendo crianças e adolescentes, com enfoques diversos. Dentre eles, a proteção jurídica tem um tratamento próprio, com destaque para medidas e procedimentos adotados em zonas de fronteira para a garantia de direitos de crianças migrantes separadas ou desacompanhadas, ante o déficit de representação legal e o marco normativo vigente. Ao mesmo tempo em que se comprometem a garantir proteção jurídica, os Estados podem criar limitações práticas e ambivalências que ampliam a vulnerabilidade desse grupo.
Ocultar

Vanessa Kely Domingues (UFABC)
Questões de gênero nas decisões migratórias de mulheres paraguaias residentes em São Paulo
Resumo: Após possibilitar maior visibilidade às mulheres nos movimentos migratórios, passando pela análise de seu papel em todas suas etapas, e mais recentemente, articulado a outras categorias essenciais na análise das desigualdades, o gênero nos estudos migratórios coloca-se como uma lente de análise para compreender a constituição de relações de poder, hierarquias, negociações e renegociações no âmbito das famílias e domicílios, e evidenciar relações institucionais transnacionais entre sistemas de desigualdades. Para além das questões dos diferenciais por sexo, a perspectiva de gênero ampliou o rol de questões envolvidas nos processos migratórios em diferentes dimensões da experiência humana, embora os estudos tenham enfatizado os impactos gerados pela migração sobre os papéis de gênero. Nesta apresentação pretendo discutir as decisões migratórias de mulheres paraguaias residentes na cidade de São Paulo analisando os atravessamentos de gênero presentes na etapa migratória inicial.
Ocultar

Ayla Falcão Brito Machado (Universidade do Porto)
Recibos Verdes: A experiência trabalhista de mulheres brasileiras imigrantes no Porto – Portugal
Resumo: Qual a experiências de mulheres brasileiras imigrantes na esfera trabalhista portuguesa?

The event is finished.

Data

23 - 25 / 10 / 2024
Expirado

Tempo

18:30 - 21:00

Localização

Campinas / Unicamp
Categorias
Nenhum comentário

Deixe seu comentário