Pesquisa - O impacto da COVID-19 na migração para o Brasil

Esse estudo tem por objetivo conhecer a situação dos imigrantes internacionais e refugiados, residentes no Brasil, no quadro atual da pandemia COVID-19. Os resultados irão contribuir no desenho de propostas de políticas, com o intuito de reduzir os impactos negativos impostos pela situação de distanciamento social.

Estão associados a essa proposta de trabalho várias entidades que, em cada estado estão participando do desenvolvimento do projeto.

No Estado de Minas Gerais, esse estudo é coordenado pelo Fórum Estadual das Migrações Internacionais do Estado de Minas Gerais, formado por várias instituições que apoiam os imigrantes e conta com o apoio da Defensoria Pública da União do Estado de Minas Gerais, do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, e do Coletivo Cio da Terra.

No Estado de São Paulo, a coordenação está a cargo do Observatório das Migrações em São Paulo – NEPO/UNICAMP e tem o apoio do Ministério Público do Trabalho, da Missão Paz.

O estudo conta com o apoio da Organização Internacional para as Migrações – OIM e do Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA.

(Protocolo CAAE 32032620.5.0000.5137)

Reportagens sobre a Pesquisa

Realização

Realização

Apoio