Reprodução das Gerações: Nepo 30 anos

nepo_30anos[1]

Elza Berquo
Estela M. Garcia de Pinto da Cunha
Maria Silvia C. Beozzo Bassanezi

 

Ao comemorar os 30 anos do Núcleo de Estudos de População da Unicamp, recorremos à história – forma de preservação da memória e base para tomada de decisões e definição de rumos. Nesse livro, a história se compõe de duas narrativas: a trajetória do Nepo e a evolução da população no mundo contemporâneo.

A primeira está no prefácio, elaborado pela Dra. Elza Berquó, fundadora do Núcleo, na Linha do Tempo – que contempla os projetos, publicações, eventos acadêmico-científicos e comemorações – e nos depoimentos de sua atual coordenadora e de seus principais parceiros institucionais: Cedeplar, UNFPA, Cebrap, Fundação Ford, Fundação Seade, IBGE,Fundação Carlos Chagas e Abep.

A segunda, a “história das gentes”, conta como as gerações estão se reproduzindo na Europa, Estados Unidos, América Latina e Brasil, a partir das apresentações feitas no Seminário Internacional Reprodução das Gerações, realizado na Unicamp, em 30 e 31 de maio de 2012, reproduzidas neste livro por meio das relatorias oriundas das duas mesas redondas.

Na primeira, intitulada Reprodução das Gerações no Mundo, participaram François Héran, com a exposição Reprodução das gerações: o desafio da Europa’; Joseph Potter, com o estudo “Comparação de alguns aspectos da fecundidade e o uso de métodos anticonceptivos entre Brasil e Estados Unidos: similitudes, diferenças e implicações”, Jorge Rodríguez Vignoli, apresentando o trabalho “Reprodução das gerações: o caso da Arnértca Latina’; e Eduardo Rios-Neto, que abordou o tema “Reprodução das gerações no Brasil”.

A segunda mesa – Gênero, Sexualidade e Família na Reprodução das Gerações – contou com Mercedes de Ia Rocha, que expôs o trabalho “Filhos de criação e avós que são mães: produção e reprodução intergeracional” e Richard Parker, que apresentou seu estudo “Interseções e desafios em pesquisa e ativismo”.

Ano da publicação:

Veja também

2020
NEPO 90
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E JUSTIÇA SOCIO-ESPACIAL NO BRASIL: PRIMEIROS RESULTADOS DE PESQUISA Flávia Vitor Longo…
2020
NEPO 89
ESPAÇOS REGIONAIS DA AGRICULTURA GLOBALIZADA E AS NOVAS MIGRAÇÕES DO AGRONEGÓCIO NO BRASIL Natália Belmonte…
2019
NEPO 88
AVÓS QUE RESIDEM COM NETOS: CARACTERÍSTICAS DOS ARRANJOS DOMÉSTICO-FAMILIAR MULTIGERACIONAIS NO BRASIL A PARTIR DE…
2019
NEPO 87
EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA: 50 ANOS DEPOIS DE “THE POPULATION BOMB” Roberto Luiz do Carmo Kelly C.…
2019
NEPO 86
A DINÂMICA SOCIODEMOGRÁFICA DA BAIXADA SANTISTA NOS ÚLTIMOS 20 ANOS: CONTRAPARTIDA OU CONDICIONANTE DO PROCESSO…
2018
NEPO 85
NOTAS SOBRE A OPERACIONALIZAÇÃO DOS CONCEITOS DE FAMÍLIA E DOMICÍLIO NA PNAD E NA PCV…