Preservativo Feminino: das políticas globais à realidade brasileira

preservativo-fem[1]

Realização:
NEPO, ABIA, UNFPA

 

O preservativo ou condom feminino chegou no Brasil no final dos anos 1990 acompanhado de grande expectativa, tanto pelo seu potencial como insumo de prevenção das DST/aids, quanto pelo seu significado em termos de autonomia para o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.
Passada mais de uma década, o preservativo feminino segue em um complexo processo de consolidação, que tem dificultado sua utilização em larga escala.
Entender esse processo, considerando o preservativo feminino em sua interação com os cenários global e local, é o caminho desafiador que esta publicação nos convida a percorrer.
Os capítulos que seguem tratam do contexto atual do preservativo feminino, desde sua produção até os resultados da revisão sistemática de sua eficacácia, efetividade e aceitabilidade. As políticas públicas nacionais para o preservativo feminino ganham destaque por meio de um estudo de caso que aproxima as realidades de um estado do Sudeste e outro do Nordeste brasileiro. O documento traz ainda uma série de recomendações da equipe responsável pela pesquisa.
Esperamos que este trabalho possa contribuir para a liderança global que o Brasil tem condição de assumir na promoção do acesso universal e equitativo a esse importante insumo que, ofertado em um contexto de atenção integral à saúde da mulher, torna-se fundamental para o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, bem como para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e da aids.

Ano da publicação:

Veja também

2020
NEPO 90
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E JUSTIÇA SOCIO-ESPACIAL NO BRASIL: PRIMEIROS RESULTADOS DE PESQUISA Flávia Vitor Longo…
2020
NEPO 89
ESPAÇOS REGIONAIS DA AGRICULTURA GLOBALIZADA E AS NOVAS MIGRAÇÕES DO AGRONEGÓCIO NO BRASIL Natália Belmonte…
2019
NEPO 88
AVÓS QUE RESIDEM COM NETOS: CARACTERÍSTICAS DOS ARRANJOS DOMÉSTICO-FAMILIAR MULTIGERACIONAIS NO BRASIL A PARTIR DE…
2019
NEPO 87
EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA: 50 ANOS DEPOIS DE “THE POPULATION BOMB” Roberto Luiz do Carmo Kelly C.…
2019
NEPO 86
A DINÂMICA SOCIODEMOGRÁFICA DA BAIXADA SANTISTA NOS ÚLTIMOS 20 ANOS: CONTRAPARTIDA OU CONDICIONANTE DO PROCESSO…
2018
NEPO 85
NOTAS SOBRE A OPERACIONALIZAÇÃO DOS CONCEITOS DE FAMÍLIA E DOMICÍLIO NA PNAD E NA PCV…