PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL DE TREINAMENTO EM METODOLOGIA DE PESQUISA EM GÊNERO, SEXUALIDADE REPRODUTIVA

O Programa, fruto da parceria entre do Instituto de Medicina Social (UERJ), da Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ), do Núcleo de Estudos de População (UNICAMP), do Instituto de Saúde (SES – São Paulo) e do Instituto de Saúde Coletiva (UFBa), objetiva fortalecer as estruturas institucionais, já existentes no Brasil, capazes de estimular o desenvolvimento de pesquisa em gênero, sexualidade e saúde reprodutiva; incentivar o intercâmbio de experiência e o esforço colaborativo entre instituições de pesquisa e ensino que trabalham com os diferentes aspectos relacionados a essa temática; implementar um programa de treinamento regionalizado, voltado para a capacitação metodológica de jovens pesquisadores nessa temática; estimular a realização de pesquisa empírica nessa área, por meio de um concurso de bolsas de pesquisa; e elaborar material didático em metodologia de pesquisa específico sobre o tema e adequado à realidade nacional. Seu formato se dá por meio da realização de cursos regionalizados de introdução à metodologia de pesquisa e de programas de bolsas com duração de doze meses, com perspectiva interdisciplinar e a integração de estratégias quantitativas e qualitativas de investigação, oferecendo a seus participantes uma base conceitual e metodológica comum às várias disciplinas, visando à ampliação da capacidade de interlocução interdisciplinar. Desde o seu início foram realizados 11 Programas regionalizados, dos quais três foram realizados no NEPO. No total, participaram aproximadamente 200 alunos, foram concedidas 84 bolsas de pesquisa e produzidas duas publicações dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa.

Resultados:

GÊNERO, SEXUALIDADE E SAÚDE REPRODUTIVA: A CONSTITUIÇÃO DE UM NOVO CAMPO NA SAÚDE COLETIVA
Cad. Saúde Pública vol.25 supl.2 Rio de Janeiro 2009

SEXUALIDADE, REPRODUÇÃO E SAÚDE – 2009