ESTUDO GENIH: PRÁTICAS E DECISÕES RELATIVAS À SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA NO CONTEXTO DA EPIDEMIA DE HIV/AIDS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Período:

2012 - 2015

Descrição:

Tendo como ponto de partida o contexto de feminização da epidemia do HIV/Aids e a carência de estudos sobre as implicações deste diagnóstico nas decisões relativas à saúde sexual e reprodutiva das mulheres, o presente projeto propõe investigar aspectos da saúde sexual e reprodutiva de mulheres vivendo com HIV/Aids (MVHA) e comparando-os com mulheres soronegativas para o HIV, ou não vivendo com HIV/Aids (MNVHA. Especial atenção será dada à influência de dimensões do contexto social e relacional dessas mulheres, particularmente a presença de situações de violência de gênero sofrida, e do contexto institucional de cuidado à saúde nas práticas sexuais e reprodutivas de mulheres de ambos os grupos. Neste sentido, são objetivos específicos desta pesquisa: 1. Comparar características sociodemográficas e de comportamento sexual e reprodutivo de MVHA e MNVHA, incluindo acesso e uso de métodos contraceptivos, a ocorrência de gravidez não planejada, e histórico de interrupção de gestação; 2. Descrever e comparar a proporção de MVHA e MNVHA que relatam situações de violência psicológica, física e/ou sexual sofrida e a associação desses episódios com aspectos da saúde sexual e reprodutiva de MVHA e MNVHA; 3. Entre MVHA, investigar a especificidade da infecção pelo HIV/AIDS nas decisões e práticas relacionadas à vida sexual e reprodutivas dessas mulheres; 4. Investigar a associação de características dos serviços de saúde e da assistência à saúde sexual e reprodutiva de MVHA e MNVHA com suas práticas/decisões contraceptivas e reprodutivas. 5. Investigar e comparar entre MVHA e MNVHA os fatores individuais, relacionais, sociais e programáticos/institucionais associados a práticas contraceptivas em uso, a ocorrência de gravidez não planejada e ao histórico de interrupção de gestação.

 

Produção relacionada ao projeto:

Conjugalidade, contextos e planejamento da gravidez.

Drivers of sexual inactivity among women living with HIV and Aids: findings of the GENIH Study in São Paulo, Brazil

Differences in the Access to Sterilization between Women Living and Not Living with HIV: Results from the GENIH Study, Brazil.

O uso da pílula anticoncepcional de emergência: uma análise comparativa entre mulheres vivendo e não vivendo com HIV/AIDS.

Aborto entre mulheres vivendo e não vivendo com HIV/AIDS usuárias de serviços públicos de saúde no município de São Paulo: prevalência, contextos e motivos

Biografias e contextos: especificidades da iniciação sexual de jovens vivendo com HIV infectadas por transmissão vertical

 

Teses e dissertações relacionadas ao projeto:

ZANELATTO, R. Iniciação sexual de mulheres jovens vivendo com HIV/Aids no município de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

PEREIRA, Jefferson Santos. Mulheres vivendo com HIV: fatores associados ao planejamento da primeira gravidez após o diagnóstico. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

 

Parceria institucional:

FIOCRUZ, CRT DST/AIDS São Paulo, Instituto de Saúde São Paulo, Universidade da California-San Diego

Coordenador(a):

Profª. Drª. Regina Barbosa
  • Tânia Giacomo Lago
  • Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiro Bastos
  • Naila Janilde Seabra Santos
  • Adriana Pinho
  • Tirza Aidar
  • Kiyomi Tsuyuk

Financiador:

CNPq e Fapesp