ESTUDO ESPAÇOS JOVENS - CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE AO HIV ENTRE JOVENS DE CAMADAS POPULARES: UM ESTUDO MULTICÊNTRICO EM CINCO CIDADES DO BRASIL

2020 - 2023

O estudo tem por objetivo compreender os contextos de exposição ao HIV e outras ISTs de adolescentes e jovens no âmbito comunitário e identificar a diversidade regional no nível do próprio território neste segmento da população. Busca-se comparar os contextos comunitários de cinco cidades brasileiras: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Manaus.

Metodologia: Será utilizada a observação etnográfica para mapear as áreas de interação social em termos de lazer (festas, bares, clubes, futebol e grupos de jovens), trabalho e atividades da vida diária (mercados, escolas, salões de beleza), frequentados por jovens e adolescentes.

As concepções sobre risco, HIV/Aids, estratégias de prevenção acionadas e a relação com os serviços de saúde serão obtidas através de aproximadamente 30 entrevistas semiestruturadas com adolescentes e jovens de cada uma das comunidades estudadas. Ainda com o foco em identificar as estratégias de intervenção mais eficazes para o público jovem, serão realizados grupos focais para identificar tanto os canais de comunicação, quanto as linguagens mais adequadas aos diferentes segmentos deste grupo. Serão realizados dois grupos focais em cada uma das comunidades estudadas.

Produção relacionada ao projeto:

Daniela Riva Knauth; Regina Maria Barbosa
  • Andréa Fachel Leal (UFRGS)
  • Simone Souza Monteiro (Fiocruz)
  • Laio Magno dos Santos Souza (Universidade do Estado da Bahia – UEB)
  • André Luiz Machado das Neves (Universidade do Estado do Amazonas – /UEA)

CNPq