Educação escolar indígena: saberes aprendidos e inovação

2018 - 2020

Este projeto se situa numa linha de investigação orientada pelo seguinte problema: em quais aspectos a educação escolar indígena superou o caráter colonialista da escolarização? Sem a identificação de tais aspectos, a elaboração, implementação e avaliação de políticas educacionais adequadas às características e necessidades dos povos indígenas será desprovida de fundamentação. Projetos anteriores de nossa equipe foram realizados nos últimos cinco anos, na região do alto rio Negro, AM. Contaram com apoio do CNPq e da Fapesp. Centraram-se na hipótese de que a superação da escolarização colonialista ocorre, mas, mesmo com o avanço da pesquisa, ainda não está disponível uma resposta suficiente ao problema de fundo. Confirmamos que tal superação ocorreu naquela região, embora com significativas limitações. Ainda não se sabe em que escala isso ocorreu porque é uma área muito grande. Em três das quatro comunidades onde a pesquisa incidiu, há convergência entre os saberes estudados e as aspirações de futuro das comunidades. Este projeto pretende acrescentar uma contribuição à abordagem do problema de investigação, focalizando a escolha de saberes a ensinar na escola básica e sua identificação como prática de inovação educacional. Tendo em vista alcançar uma imagem mais abrangente de modificações que venham ocorrendo na educação escolar indígena, desta vez, o trabalho incidirá em escolas de São Gabriel da Cachoeira, AM; Dourados e Caarapó, MS; São Paulo e Bertioga, SP. Serão comparadas práticas de educação escolar de comunidades de três povos, respectivamente, Baniwa, Guarani-Kaiowá e Guarani-Mbya.

Elie George Guimaraes Ghanem Junior - coordenador

Laeticia Rodrigues de Souza