EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO ALTO RIO NEGRO: INOVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE AVALIAÇÃO

Período:

2014 - 2016

Descrição:

O problema de pesquisa proposto pelo projeto é: em quais aspectos a educação escolar indígena superou o caráter colonialista da escolarização? As hipóteses de trabalho são de que a superação ocorre. O exame das hipóteses será feito, na região do alto rio Negro, AM, pela análise dos processos escolares, incluindo a formação de professores indígenas, do ponto de vista da inovação e superação do paradigma colonialista/civilizatório. Será também comparada, quanto à sua formação continuada, a atuação de docentes indígenas com a de docentes não-indígenas, assim como será caracterizado o processo de escolha de saberes para o ensino quanto à sua compatibilidade com aspirações de futuro comunitárias. Por meio de pesquisa participante, serão também comparados indicadores convencionais de avaliação educacional com processos de acompanhamento e avaliação das escolas indígenas.

Coordenador(a):

Elie George Guimaraes Ghanem Junior e Drª. Marta Maria do Amaral Azevedo

Elie George Guimaraes Ghanem Junior (coordenador)
Marta Maria do Amaral Azevedo
Diana de Paula Pellegrini
Tristan McCowan
Alessandra Traldi Simoni
Aline Cristina de Oliveira Abbonizio

Financiador:

FAPESP