EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO ALTO RIO NEGRO: INOVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE AVALIAÇÃO

Período:

2014 - 2016

Descrição:

O problema de pesquisa proposto pelo projeto é: em quais aspectos a educação escolar indígena superou o caráter colonialista da escolarização? As hipóteses de trabalho são de que a superação ocorre. O exame das hipóteses será feito, na região do alto rio Negro, AM, pela análise dos processos escolares, incluindo a formação de professores indígenas, do ponto de vista da inovação e superação do paradigma colonialista/civilizatório. Será também comparada, quanto à sua formação continuada, a atuação de docentes indígenas com a de docentes não-indígenas, assim como será caracterizado o processo de escolha de saberes para o ensino quanto à sua compatibilidade com aspirações de futuro comunitárias. Por meio de pesquisa participante, serão também comparados indicadores convencionais de avaliação educacional com processos de acompanhamento e avaliação das escolas indígenas.

Coordenador(a):

Elie George Guimaraes Ghanem Junior
  • Elie George Guimaraes Ghanem Junior (coordenador)
  • Marta Maria do Amaral Azevedo
  • Diana de Paula Pellegrini
  • Tristan McCowan
  • Alessandra Traldi Simoni
  • Aline Cristina de Oliveira Abbonizio

Financiador:

FAPESP