DIFERENCIAIS NA FECUNDIDADE POR EDUCAÇÃO E ESTADO CONJUGAL: FATORES CULTURAIS E ESTRUTURAIS.

Período:

2013 - 2014

Descrição:

O principal objetivo deste projeto de pós-doutorado desenvolvido durante estância na University of Southampton é investigar a fecundidade segundo estado conjugal e nível educacional das mulheres, explorando possíveis relações entre educação e constituição de prole fora do casamento formal. Pretendemos considerar também o entorno sociocultural e religioso destas mulheres, respeitando as clivagens por educação e estado conjugal na análise dos níveis de fecundidade alcançados, para melhor avaliar fatores que podem estar correlacionados com a realização da fecundidade fora do matrimônio. Ademais, este estudo ambiciona esclarecer qual é o contexto familiar em que as crianças brasileiras estão nascendo e desvendar características do processo de constituição de família no país. Os dados utilizados são provenientes das DHS 1886 e 1996 e PNDS de 2006. Dados censitários são utilizados de modo complementar.

Coordenador(a):

Joice Melo Vieira

Financiador:

Capes