CONSÓRCIO DE PROGRAMAS EM SAÚDE REPRODUTIVA E SEXUALIDADE NA AMÉRICA LATINA

Período:

1993 - 2000

Descrição:

Criado em 1993, o Consórcio Latino-Americano de Programas em Saúde Reprodutiva e Sexualidade visava reunir em uma rede de atividades comuns três importantes centros e programas de ensino e pesquisa na área de Saúde Reprodutiva e Sexualidade: o Centro de Estudios de Estado y Sociedad (Cedes), da Argentina, El Colegio de México (Colmex) e o Núcleo de Estudos de População (Nepo) da Unicamp. A proposta foi viabilizada graças ao apoio da Fundação Ford.

O Consórcio teve como objetivo geral desenvolver, fomentar e disseminar o conhecimento desses temas, bem como contribuir para a formação de profissionais de investigação e de ação, capacitados a compreender a complexidade dos fatores que incidem sobre a saúde reprodutiva e a sexualidade de homens e mulheres na América Latina.

Considerando esse objetivo geral, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: promover a reflexão coletiva entre estudiosos das Ciências Sociais e das Ciências Biomédicas, visando ao desenvolvimento de abordagens conceituais e metodológicas sobre temas de interesse comum no campo; incrementar as oportunidades de intercâmbio entre os pesquisadores dos centros que integram o Consórcio, e entre estes e aqueles de outros centros ou grupos com atuação na área de saúde reprodutiva e sexualidade na região, abrindo os programas nacionais à participação de interessados de outros países; promover a elaboração de protocolos comuns para investigações multicêntricas na América Latina; realizar discussões com especialistas de outros centros e países, da região ou de fora dela, com vistas a avançar no diálogo entre as Ciências Sociais e a Biomedicina, e a explorar aspectos pouco abordados, embora importantes no campo, que dizem respeito às dimensões públicas e políticas da saúde reprodutiva e sexualidade.

Durante seus oito anos de atividade, a equipe do Consórcio realizou seminários latino-americanos, desenvolveu pesquisas conjuntas e editou livros como os publicados no Brasil Cultura, Adolescência e Saúde, organizado por Maria Coleta Oliveira, e Saúde Reprodutiva na Esfera Pública e Política na América Latina, organizado por Maria Coleta Oliveira e Maria Isabel Baltar da Rocha.

O Consórcio também estimulou o intercâmbio de membros da equipe dos três programas em outras atividades dessas instituições, inclusive em seus respectivos programas de estudo. Quando sediado no Brasil, custeou a participação de bolsistas da América do Sul, América Central e do Caribe, a partir do 7º Programa de Estudos, ampliando, assim, a possibilidade de maior integração com profissionais de outros países. Juntamente com os bolsistas africanos, estes últimos apoiados pelo Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap), os participantes estrangeiros trouxeram às discussões do Programa de Estudos as diferentes realidades de seus países, suas reflexões e experiências profissionais. O Cedes sediou o Consórcio de 1993 a 1996, ocasião em que a coordenação passou para o Nepo, a cargo de Maria Coleta Oliveira, até o ano 2000.

 

Parceria institucional:

Centro de Estudios de Estado y Sociedad (Cedes), da Argentina, El Colegio de México (Colmex)

Coordenador(a):

Profª. Drª. Maria Coleta F. A. de Oliveira
  • Estela Maria Garcia Pinto da Cunha
  • Maria Isabel Baltar da Rocha
  • Margareth Arilha

Financiador:

Fundação Ford e Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap)