Linhas de Pesquisa e Projetos
Bem(con)viver: desafios e boas práticas relacionadas à permanência de estudantes da Unicamp
Período:
2020-2023Descrição:
Esta proposta prevê a articulação de métodos e técnicas quantitativas e qualitativas em torno dos seguintes eixos e objetivos: Eixo 1 – conhecer o perfil e desafios à permanência e ao bem-estar dos estudantes, com possibilidade de comparação de dados em relação à Universidade de São Paulo (USP); Eixo 2 – identificar boas práticas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão; aprofundar o conhecimento sobre políticas e ações relacionadas a permanência de estudantes de graduação de baixa renda, negros, indígenas, refugiados e pessoas trans na Unicamp; Eixo 3: avançar no conhecimento do perfil dos estudantes de graduação de baixa renda, negros, indígenas, refugiados e pessoas trans da Unicamp, com foco especial nos desafios cotidianos da permanência na universidade; identificar dificuldades específicas de estudantes de graduação ao longo do período de afastamento social pelo COVID-19, sobretudo entre sujeitos mais vulneráveis, incluindo os que foram apoiados por medidas assistenciais emergenciais; Eixo 4: divulgar boas práticas relacionadas à permanência e resultados parciais de pesquisa. O objetivo geral é identificar desafios e boas práticas relacionadas à permanência universitária de grupos mais vulneráveis de estudantes de graduação, incluindo pesquisa relacionada ao período de afastamento social pelo COVID-19 e considerando a articulação entre variados marcadores de diferença. Financiamento proveniente de Edital Especial de 03/2020 lançado com parceria da COMVEST/PRG/PRP.
Coordenador(a):
Regina Facchini / Laeticia Souza/Joice Vieira/ Glaucia Marcondes- Laeticia Rodrigues de Souza
- Joice Melo Vieira
- Glaucia dos Santos Marcondes
- Isadora Lins França
- Brume Dezembro Iazzetti
- Guilherme dos Santos Oliveira
- William Paulino Rosa
- Thayssa de Lima Trancozo
- Larissa Docal Spina
- André Felipe Dias Marçal de Andrade
Financiador:
Fundo de Apoio ao Ensino pesquisa e extensão/Unicamp