Bem(con)viver: desafios e boas práticas relacionadas à permanência de estudantes da Unicamp

Período:

2020-2023

Descrição:

Esta proposta prevê a articulação de métodos e técnicas quantitativas e qualitativas em torno dos seguintes eixos e objetivos: Eixo 1 – conhecer o perfil e desafios à permanência e ao bem-estar dos estudantes, com possibilidade de comparação de dados em relação à Universidade de São Paulo (USP); Eixo 2 – identificar boas práticas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão; aprofundar o conhecimento sobre políticas e ações relacionadas a permanência de estudantes de graduação de baixa renda, negros, indígenas, refugiados e pessoas trans na Unicamp; Eixo 3: avançar no conhecimento do perfil dos estudantes de graduação de baixa renda, negros, indígenas, refugiados e pessoas trans da Unicamp, com foco especial nos desafios cotidianos da permanência na universidade; identificar dificuldades específicas de estudantes de graduação ao longo do período de afastamento social pelo COVID-19, sobretudo entre sujeitos mais vulneráveis, incluindo os que foram apoiados por medidas assistenciais emergenciais; Eixo 4: divulgar boas práticas relacionadas à permanência e resultados parciais de pesquisa. O objetivo geral é identificar desafios e boas práticas relacionadas à permanência universitária de grupos mais vulneráveis de estudantes de graduação, incluindo pesquisa relacionada ao período de afastamento social pelo COVID-19 e considerando a articulação entre variados marcadores de diferença. Financiamento proveniente de Edital Especial de 03/2020 lançado com parceria da COMVEST/PRG/PRP.

Coordenador(a):

Regina Facchini / Laeticia Souza/Joice Vieira/ Glaucia Marcondes
  • Laeticia Rodrigues de Souza
  • Joice Melo Vieira
  • Glaucia dos Santos Marcondes
  • Isadora Lins França
  • Brume Dezembro Iazzetti
  • Guilherme dos Santos Oliveira
  • William Paulino Rosa
  • Thayssa de Lima Trancozo
  • Larissa Docal Spina
  • André Felipe Dias Marçal de Andrade

Financiador:

Fundo de Apoio ao Ensino pesquisa e extensão/Unicamp