Aplicando métodos de Avaliação de Impacto na área de Educação

2020 - 2021

Neste projeto, buscamos aplicar dois métodos de avaliação de impacto para responder a duas perguntas de pesquisa dentro da grande área das Ciências Sociais com foco em Educação, quais sejam: 1. Diversas pesquisas investigam o papel das interações sociais para explicar uma série de comportamentos individuais. As escolas e universidades são ambientes importantes para o estudo destas interações. Uma parcela considerável da acumulação de conhecimento ocorre nestes ambientes e isso tem inúmeras consequências, inclusive, sobre a produtividade e os salários futuros das pessoas. Este projeto propõe-se a investigar a existência de efeitos do desempenho dos colegas sobre as notas dos alunos de uma universidade federal brasileira. 2. O declínio acentuado da fecundidade e, ao mesmo tempo, a presença cada vez mais marcante da mulher no mercado de trabalho e o aumento na sua escolaridade nas últimas décadas têm motivado estudos que buscam analisar a associação entre filhos e a educação e trabalho das mulheres. Assim, nosso objetivo é entender melhor a relação entre ter filhos e trabalhar/estudar para as mulheres no Brasil. Entretanto, mais que mensurar essa associação, buscamos estimar o efeito dos filhos sobre estas decisões, observando a evolução temporal desse efeito nas últimas décadas. O projeto teve duas bolsistas financiadas pelo edital SAE nº 01/2019..

Laeticia Rodrigues de Souza

Éryka Gomes Dos Santos- (Fonoaudiologia) – Universidade Estadual de Campinas