Analfabetismo Infantil em Foco

Período:

2023-2024

Descrição:

Compreende-se que, apesar de muita atenção ter sido dada ao analfabetismo adulto, pouca relevância parece ser atribuída ao analfabetismo na infância, ou seja, a própria fonte de manutenção das taxas. Essa discussão se torna ainda mais necessária no pós-pandemia, quando dos 5 milhões de estudantes de 6 a 17 anos que ficaram fora da escola, 40 eram crianças de 6 e 10 anos. A partir de revisão bibliográfica, busca-se apresentar a importância da primeira infância para o desenvolvimento integral do indivíduo e sua relação com as desigualdades sociais e econômicas; as implicações do analfabetismo a nível individual e coletivo; e os sinais que servem de alerta de dificuldades de leitura e escrita. A alfabetização é base para a aprendizagem ao longo da vida, um componente essencial do direito à educação e um pré-requisito para o acesso a outros direitos. Desse modo, discute-se também as desigualdades de acesso à alfabetização de qualidade e como elas aprofundam e reproduzem desigualdades sociais, impedindo a realização plena da democracia no país. Para além do estudo bibliográfico, pretende-se também analisar os fatores associados ao analfabetismo nos municípios brasileiros.

Coordenador(a):

Laeticia Rodrigues de Souza
  • Amanda Hebling do Amaral

Financiador:

Fundo de Apoio ao Ensino pesquisa e extensão