AIDS, GRAVIDEZ E DECISÕES REPRODUTIVAS

2000 - 2005

Objetiva estudar o processo de tomada de decisão com relação ao tipo de parto e à laqueadura entre gestantes HIV+, em acompanhamento Pré-Natal em serviços de saúde ligados ao SUS (município, referência e universitário), com e sem hospital de referência para atendimento ao parto. O estudo foi realizado nas cidades de Porto Alegre e São Paulo. Ao todo foram selecionados três serviços em cada cidade. As clínicas de pré-natal com hospitais de referência escolhidas foram um hospital universitário ou um hospital público de grande porte, e os serviços sem referência para o parto foram aqueles administrados pela prefeitura. A pesquisa buscou combinar duas estratégias metodológicas: uma investigação quantitativa, por intermédio da consulta aos prontuários de pré-natal, e uma investigação qualitativa, na qual foram realizadas observação etnográfica e entrevistas em profundidade com as gestantes.

Produção relacionada ao projeto:

Esterilização feminina, AIDS e cultura médica: os casos de São Paulo e Porto Alegre, Brasil

The impact of health care providers on female sterilization among HIV-positive women in Brazil

Cultura médica e decisões reprodutivas entre mulheres infectadas pelo vírus da Aids

Between Personal Wishes and Medical “Prescription”: Mode of Delivery and Post-Partum Sterilisation among Women with HIV in Brazil

Parceria institucional:

Universidade do Texas/Austin, Instituto de Saúde São Paulo e UFRGs