A Olimpíada Brasileira de Informática: Uma análise comparativa entre as escolas que tiveram alunas premiadas e aquelas nas quais apenas alunos foram premiados entre 2007 e 2013

Período:

2022-2023

Descrição:

Dada a ampla discussão atual sobre as razões pelas quais as mulheres continuam subrepresentadas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática (CTEM), é interessante analisar em que medida tem havido maior número de estudantes do sexof eminino premiadas em determinadas olimpíadas do conhecimento, o que pode revelar maior interesse das mulheres nas áreas ditas tecnológicas. Com este projeto, pretendemos comparar as características das escolas que tiveram alunas premiadas àquelas em que apenas alunos foram premiados na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) em dado ano. Além disso, também pretendemos analisar se (e como) as características dessas escolas se alteraram ao longo do tempo. Para cumprir esses objetivos, faremos uma ampla análise descritiva considerando o período 2007-2013. O ineditismo do uso dos dados da OBI em pesquisa aliado à escassez de estudos que analisem as potenciais relações entre os prêmios das olimpíadas do conhecimento e indicadores educacionais, principalmente com foco nos diferencias de gênero, reforça a relevância dessa proposta.

Coordenador(a):

Laeticia Rodrigues de Souza
  • Dimitri de Oliveira e Silva
  • Guilherme Pimentel Telles
  • Ricardo de Oliveira Anido
  • Giovanna Machado Flores

Financiador:

PRP