CONGRESSO INTERNACIONAL FAMÍLIAS E MUDANÇAS HISTÓRICAS
CONGRESSO INTERNACIONAL
FAMÍLIAS E MUDANÇAS HISTÓRICAS
Dinâmicas relacionais e transformações sociais
Uma perspectiva global, séculos XIII-XX
Albacete, 7 a 9 de maio de 2025
CHAMADA DE TRABALHOS
O Seminário de História Social da População (SEHISP) da Faculdade de Letras de Albacete (Universidad de Castilla-La Mancha), em conjunto com o Centro Roland Mousnier (CRM-Sorbonne Université) e o Núcleo de Estudos de População (NEPO – Universidade Estadual de Campinas, Brasil), convidam a comunidade científica internacional para o Congresso Internacional Famílias e Mudanças Históricas. Dinâmicas relacionais e transformações sociais. Uma perspectiva global, séculos XIII-XX.
A chamada de trabalhos coincide com o 25º aniversário do SEHISP e dá continuidade às iniciativas promovidas na Espanha em 1994 e 2007 pelo Seminário Família e Elite do Poder, da Universidad de Murcia e às quais se somam agora outros centros e projetos de investigação do País Basco e Estremadura.
Percebemos que vivemos atualmente em um constante processo de mudança que se acelerou nas últimas décadas coincidindo com o início do século XXI. Talvez uma das manifestações mais visíveis dessas transformações possa ser observada no que concerne à família. Contudo, de uma perspectiva histórica, esta apreciação não é nova nem excepcional. Basta recordar os argumentos apocalípticos defendidos por autores como Frederic Le Play e outros, no final do século XIX e início do XX, em paralelo com as supostas consequências derivadas do impacto da industrialização e do crescimento das cidades.
À margem dessas impressões e da típica visão dualista que busca separar uma sociedade tradicional ideal e uniforme de uma sociedade moderna instável e incerta, acreditamos que na história da família ainda há necessidade de maior reflexão sobre o tempo e a mudança histórica. Uma evidência clara é ver como há uma grande divergência nas periodizações e nos critérios estabelecidos para definir as mudanças (Phillippe Ariés, Peter Laslett, Lawrence Stone, Norbert Elias, David Kertzer, Marzio Barbagli, David Sabean, Michael Mitterauer, Francisco Chacón,…) e em como combinar as abordagens de curto prazo com investigação de longo prazo (Mathieu, 2019); em como harmonizar o tempo à escala humana e o curso de vida com o tempo das estruturas, como defendia Tamara Hareven. Sem dúvida, o desafio é como nos posicionar entre a tensão da descoberta da novidade e a confirmação da reiteração e da continuidade.
Ao assumirmos que a família é ao mesmo tempo rainha e prisioneira da sociedade da qual faz parte (Donzelot, 1991), o seu estudo permite-nos abordar duas questões fundamentais. Por um lado, fazer formulações muito mais complexas sobre o funcionamento e a dinâmica das relações sociais; e, por outro lado, analisar, compreender e explicar grande parte das contradições existentes, tanto numa determinada época como nos processos de mudança e transformação que ocorreram ao longo do tempo.
Ponto de encontro e intersecção de todos os grandes temas históricos, desde a demografia e a economia aos aspectos culturais, religiosos e mentais, passando pela história do poder, das instituições e dos grupos sociais, na família confluem questões como os limites entre o público e o privado, o individual e o coletivo, que a tornam uma perspectiva de investigação muito apropriada para abordar a complexidade histórica.
O congresso se apresenta como um jogo de espelhos, em que as famílias, enquanto objeto e sujeito de mudança, não são pensadas apenas em termos do estudo do seu mundo interior no seu sentido mais restrito e como as mudanças no contexto em que se desenvolvem as afetam, mas também para enfatizar o seu papel e o papel dos seus membros na sua concepção mais ampla, como protagonistas dessas mudanças.
Após 40 anos de estudos sobre a história da família na Espanha e muito antes em outros países, é aconselhável avançar para promover este campo de investigação no futuro. A abordagem de novas perspectivas, o aprofundamento das já existentes e a incorporação de jovens investigadores são uma magnífica expressão do seu extraordinário dinamismo que queremos destacar com a chamada de trabalhos para este congresso.
+informações
DATAS IMPORTANTES :
15/10/2024 |
Data limite para a apresentação de propostas de sessões paralelas |
15/01/2025 |
Data límite para apresentação de propostas de trabalhos para sessões paralelas e resumos |
31/01/2025 |
Aceitação das comunicações |
20/04/2025 |
Data limite para o envio das comunicações |
07/05/2025 |
Data limite de inscrição |
07-09/05/2025 |
Congresso |
INSCRIÇÃO E OUTRAS INFORMAÇÕES ACESSE: