Trajetórias contraceptivas, gravidez indesejada e aborto entre mulheres brasileiras HIV positivo

2008 - 2011

A ocorrência de uma gestação indesejada em uma mulher portadora do HIV pode ser o resultado de uma dificuldade de prevenção sexual tanto em relação à gestação quanto à infecção. No entanto, contracepção e prevenção da infecção pelo HIV não são necessariamente ações superpostas. A relação entre contracepção e prevenção do HIV é bastante complexa, dado que possuem significados simbólicos e culturais distintos, envolvem agenciamentos específicos e nem todos os meios de prevenção da gravidez previnem contra a infecção pelo HIV, do mesmo modo que o preservativo masculino não possui a mesma efetividade em termos de prevenção da gravidez e de DSTs/HIV. O presente projeto visa identificar como, e em que medida, a condição de soropositividade interfere na trajetória contraceptivas das mulheres com HIV, em especial no que se refere à gravidez indesejada e a prática do aborto. Para tanto foi proposto um estudo em duas etpapas. Na etapa quantitativa serão analisados os dados da pesquisa “Estudo sobre comportamentos sexuais e contextos de vulnerabilidade para o HIV entre mulheres”, realizada em 2004 com apoio do Programa Nacional de DST/ Aids e até o momento não analisados, incluindo 1785 mulheres vivendo com HIV e 2150 com sorologia desconhecida, usuárias de unidades de saúde do SUS em 13 municípios brasileiros. Ademais será realizado um estudo qualitativo, envolvendo cerca de 85 mulheres em cinco dos municípios onde foi realizada a pesquisa anterior, a saber: Belém, São Paulo, Ribeirão Preto, Goiânia, Recife e Pelotas. A análise destes dois conjuntos de dados visa, respectivamente: comparar a frequência de aborto induzido entre mulheres soropositivo e mulheres da população feminina em geral, usuárias de serviços públicos de saúde em treze municípios brasileiros; investigar os fatores associados à prática de abortamento induzido na amostra de mulheres investigadas; descrever o contexto de tomada de decisão com relação à gravidez indesejada e ao aborto entre mulheres HIV positivo e sua relação com as trajetórias contraceptiva.

Produção relacionada ao projeto:

Contextos de vulnerabilidade para o HIV entre mulheres brasileiras
Caderno de Saúde Pública vol.25 supl.2 Rio de Janeiro 2009

Aborto induzido entre mulheres em idade reprodutiva vivendo e não vivendo com HIV/Aids no Brasil
Ciênc. saúde coletiva vol.14 no.4 Rio de Janeiro jul./ago. 2009

Dual Protection and Dual Methods in Women Living with HIV:The Brazilian Context.

Exploring the relationship between induced abortion and HIV infection in Brazil

Trajetórias de mulheres vivendo com HIV/aids no Brasil. Avanços e permanências da resposta à epidemia

Parceria institucional:

FIOCRUZ, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Pelotas, UNIFESP, Universidade da California-San Diego

Profª. Drª. Regina Barbosa; Daniela Riva Knauth
  • Wilza Vieira Villela