Eventos






VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA POPULAÇÃO


Os registros populacionais e as perspectivas de pesquisa
para as sociedades do passado

16 e 17 de outubro de 2019

Local: Audiório Nepo/Nepp - UNICAMP
Avenida Albert Einstein, 1300




PROGRAMAÇÃO




ORGANIZAÇÃO
GT POPULAÇÃO & HISTÓRIA – ABEP
NEPO/Unicamp










Compartilhe:

INSTRUÇÕES PARA ENVIO DE TRABALHOS DE SESSÃO TEMÁTICA

(Pós-Graduandos/as e Profissionais)

1ª ETAPA: RESUMOS CURTOS
• O Resumo a ser enviado para a organização deve conter até 400 palavras, indicando Título, autoria e filiação institucional.
• Divulgação dos Resultados em fluxo contínuo até cinco dias após o recebimento do Resumo.
• O envio dos resumos curtos deverá ser feito até o dia 30 de JUNHO de 2019.
• Envie para: snhp2019@gmail.com
2ª ETAPA: TRABALHOS COMPLETOS
• Após a aprovação do Resumo curto, o envio dos trabalhos completos deverá ser feito até o dia 16 de AGOSTO de 2019.
• Envie para: snhp2019@gmail.com




INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS DE SESSÃO TEMÁTICA
• Formato aceitável: word ou pdf.
• Máximo de 15 páginas (excluindo folha de rosto) com tamanho A-4, incluindo o texto, tabelas, gráficos, mapas e a bibliografia.
• Fonte de letra Times New Roman 12 pt, espaçamento 1,5, todas as margens com 2,54 cm e numeração de página centralizada na parte inferior.
• Indicar com clareza o título, subtítulos e a numeração de cada seção do trabalho.
• Para as referências bibliográficas e citações no texto, siga as normas da REBEP - Revista Brasileira de Estudos de População www.rebep.org.br/revista/about/submissions
• Notas de rodapé devem ter fonte de letra 10 pt.
• Tabelas e Gráficos devem ser inseridos no texto como figura e com a seguinte formatação:
▪ Centralizados na página;
▪ Fonte de dados: alinhados com a margem esquerda da Tabela/Gráfico;
▪ Procure evitar grades laterais nas células das tabelas;
▪ A fonte de letra na tabela deve ser no mínimo de tamanho 10 pt e máximo 12 pt (divida a tabela em duas, se não couber na página);
▪ Para títulos, utilize: Tabela # (centralizado e negrito) em linha separada do Título da tabela/gráfico (centralizado e negrito).
• A primeira página (folha de rosto) do trabalho deve conter: Título do trabalho no topo da página, centralizado e fonte de letra em negrito com 14 pt, com nota de rodapé com um asterisco fazendo referência a este evento, da seguinte forma: “Trabalho apresentado no VIII Simpósio Nacional de História da População, realizado em Campinas/SP – Brasil, de 16 a 17 de outubro de 2019”; Nome dos autores alinhados à direita, fonte de letra 12 pt em negrito e com identificação da instituição a que pertencem, utilizando-se nota de rodapé (utilizando símbolos distintos);
• Incluir até quatro (4) palavras-chaves (indexador), ou seja, termos que melhor descrevam o conteúdo do trabalho. Para tal fim, sugere-se utilizar o THESAURUS POPIN - Thesaurus Multilíngue de População (1986), edição em Língua Portuguesa, da Fundação SEADE. Utilize fonte de letra normal, alinhada à esquerda e separadas por ponto e vírgula (;), assim: Palavras-chave: palavra1; palavra2; palavra3; palavra4.




Resumo da proposta
Os estudos de demografia histórica realizados no último meio século trouxeram inegável contribuição acerca do processo de formação da sociedade brasileira. A incursão dos estudiosos por um amplo espectro de temas resultou em volumosa coletânea de dados, especialmente informações quantitativas, que possibilitaram revisitar e questionar a historiografia tradicional. O GT População e História da Associação Brasileira de Estudos Populacionais - ABEP propõe o VIII Simpósio Nacional de História da População com o título Os registros populacionais e as perspectivas de pesquisa para as sociedades do passado, no intuito de destacar as possibilidades, potencialidades e lacunas dos registros populacionais para (re)interpretar a história das populações e as sociedades pretéritas a partir de novas perspectivas de pesquisa e diferentes enfoques provocados pela digitalização de inúmeras fontes históricas, até pouco tempo restritas para consulta nos mais variados arquivos, públicos e privados, bem como a partir de ferramentas criadas pela era da informática e que nos últimos anos vem desenvolvendo softwares para o uso dos demógrafos historiadores.
O VIII Simpósio Nacional de História da População selecionará trabalhos que se ocupem de uma análise crítica de documentos originais, sejam eles produzidos por instituições públicas ou privadas, administrativas, judiciárias ou eclesiásticas, tais como: registros paroquiais e civis (batizados/nascimentos, casamentos e óbitos); recenseamentos populacionais, maços de população ou listas nominativas, censos agrícolas e industriais; registro de terras, entre outros. Esperamos que os trabalhos apresentem uma incursão teórica e historiográfica sobre diversos temas interdisciplinares, a saber: dinâmica demográfica (fecundidade, mortalidade e migração), nupcialidade, domicílios e arranjos familiares, experiências de mobilidade social e espacial; história econômica, história das famílias, demografia da escravidão, etc. em diferentes momentos da história brasileira.











[ voltar ]