Eventos





SOBRE O PROJETO



Este projeto se propôs a favorecer a integração dos italianos de recente imigração no Brasil. Em especial, teve o objetivo de melhorar o acesso dos concidadãos a informações claras e confiáveis, indispensáveis para a inserção social e profissional dos recém-chegados na realidade brasileira. Para tal fim, em primeiro lugar, foi preparado e aplicado de um questionário que dimensionou as características dos cidadãos italianos residentes no Brasil (especialmente aqueles que moram aqui há menos de 10 anos), traçando seu perfil em termos sócio-demográfico e profissional, além de identificar as dificuldades encontradas e evidenciar as exigências destas pessoas.

Com base nos resultados do questionário, foram definidos e detalhados os conteúdos de um ciclo de 6 seminários, cujos temas foram escolhidos com base: 1) nas dificuldades apontadas pelos entrevistados ao chegar ao Brasil; 2) nas sinalizações oriundas das associações italianas consultadas pelos recém-chegados; e 3) nas indicações de especialistas envolvidos com nossa população-alvo. As palestras – realizadas entre os meses de Junho e Novembro – foram ministradas por especialistas nos diversos assuntos, oferecendo um quadro claro das instituições às quais se pode recorrer de modo a obter informações confiáveis e orientações aos imigrantes, constituindo também uma ocasião de atualização para os funcionários das associações italianas interessadas.

Como parte dos resultados deste projeto, os quais serão lançados neste seminário de encerramento, estão previstas a publicação: das gravações dos seminários; de folhetos informativos com perguntas frequentes e respostas; dos resultados tabulados do questionário; de uma lista de instituições (por atividade principal e finalidade) às quais se pode recorrer para dúvidas e dificuldades. Deste modo, todos os produtos do projeto estarão acessíveis aos italianos residentes em qualquer cidade do Brasil, às associações que trabalham com este grupo populacional e aos italianos que têm interesse em se mudar para o Brasil.

Quatro foram as metas que a iniciativa se propôs a alcançar: 1) traçar um perfil dos italianos recém-imigrados e identificar suas exigências; 2) fornecer um quadro claro das instituições italianas e dos locais aos quais recorrer para obter informações claras e detalhadas; 3) melhorar a qualidade das orientações fornecidas pelas associações italianas que trabalham com os concidadãos imigrantes; e 4) facilitar o acesso a informações confiáveis sobre os principais desafios enfrentados pelos italianos no Brasil.

A intervenção realizada por este projeto se propôs, assim, a funcionar como um ponto de partida para a elaboração e a implementação de diversas iniciativas direcionadas a este segmento populacional, explorando suas dificuldades e exigências.




COMISSÃO RECÉM-CHEGADOS (COMITES-SP)


Membros
Jacopo Angelozzi (presidente da comissão) – Renato Sartori (presidente do COMITES)
Marcos Barboza da Silva – Gilles Pereira Batista Leão – Bruno Romi – Daniela Dardi


Colaboradores externos
Francesca Casano (Istituto Italiano di Cultura) – Rita Blasioli Costa (CGIE)
Pier Francesco De Maria (IFCH/UNICAMP) – Rosana Baeninger (Observatório das Migrações em São Paulo)




APOIO






[ voltar ]