Publicações



Migrações Internacionais: Herança XX, Agenda XXI

APRESENTAÇÃO

A migração internacional atingiu, no mundo, um ponto fundamental no desenvolvimento das relações entre os países e, em especial, significativa importância na América Latina.

A qualidade e o dinamismo da cultura brasileira é um produto das correntes migratórias que o país recebeu em um longo período. É também um exemplo do impacto positivo que a migração pode ter sobre um país ou determinada região.

Os movimentos de populações em nível internacional podem beneficiar tanto o país de origem quanto o país de destino, proporcionando ingressos de recursos econômicos aos primeiros e recursos humanos aos segundos. Em longo prazo, esses movimentos tendem a facilitar a transferência de conhecimentos entre as nações e enriquecer as diferentes culturas nacionais.

O Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, realizado em 1994, reflete o consenso da comunidade global sobre a importância da migração internacional como um fenômeno global e também ressalta a necessidade da coordenação e cooperação na direção desses movimentos.

As causas fundamentais da migração têm que ser estudadas, sobretudo as que têm a ver com a falta de oportunidades econômicas e subdesenvolvimento social nos países de origem, de modo que se possa ir ao encontro da formulação e implantação de estratégias que tenham como meta um desenvolvimento sustentado e sustentável.

Os benefícios, a longo prazo, da migração internacional dependerão da existência de verdadeiras opções econômicas e sociais nos países de origem, de maneira a permitir que a decisão de migrar resulte da própria vontade dos indivíduos e que se desenvolvam acordos mútuos entre os países e comunidades afetadas. São temas que, no Brasil, estão adquirindo maior importância em razão do Mercosul e dos esforços em direção à integração dos países da região.

O objetivo do Fundo de População das Nações Unidas é contribuir para um entendimento e discussão sobre as relações entre as variáveis de população, desenvolvimento social, recursos naturais e meio ambiente. Além disso, como um agente do Sistema das Nações Unidas, o FNUAP apóia a cooperação e o diálogo entre as nações e as comunidades.

Esperamos que os trabalhos divulgados nesta publicação e as apresentações e discussões havidas nas demais atividades do Programa Interinstitucional de Avaliação e Acompanhamento das Migrações Internacionais no Brasil fortaleçam o debate em torno deste tema entre a comunidade acadêmica, as entidades governamentais e públicas em geral, para assim contribuir na formulação de políticas que ressaltem os benefícios dos movimentos migratórios ordenados entre as nações.

George Walmsley

Representante do Fundo de População das Nações Unidas

John Kowalski

Oficial de Programa




[ voltar ]