VII Programa de Capacitação: População, Cidades e Políticas Sociais

Projeto temático FAPESP: Observatório das Migrações em São Paulo

Inscrições: até 10 de maio de 2016

Período do Programa: 18 a 20 de maio de 2016

Local: Faculdade de Ciências Aplicadas - UNICAMP, Cidade de Limeira, Estado de São Paulo

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Objetivo

A sétima edição do Programa de Capacitação: População, Cidades e Políticas Sociais conta com o apoio do Projeto: Observatório das Migrações em São Paulo (FAPESP/CNPq). Consiste em capacitar e sensibilizar as secretarias municipais, estaduais e de governo para as interrelações entre população e desenvolvimento social, enfatizando as novas dinâmicas do crescimento populacional nas cidades e a necessidade de políticas sociais. Destaque será dado ao atual processo de urbanização e transição demográfica nas Cidades Brasileiras, onde a necessidade de indicadores sociais constitui ferramenta imprescindível para a gestão pública.

Dentro de uma perspectiva multidisciplinar, o Programa possibilitará um intercâmbio de experiências para a ampliação de interesse de pesquisa e maior conhecimento de nossa realidade nacional e local, contemplando a importante interação entre ensino, pesquisa e sociedade. O objetivo do programa é ampliar o conhecimento e informações do gestor público e interessados na temática.

A quem se destina

O Programa destina-se a profissionais e alunos de graduação e pós-graduação envolvidos nas áreas temáticas acerca da urbanização, migração, desenvolvimento urbano e regional, assistência social oriundos de instituições do Governo Federal, Estadual ou Municipal, organismos não governamentais e/ou movimentos sociais.

Exigências do Programa

O programa terá a duração de 03 (três) dias. A frequência deverá ser de 100%.

Período das inscrições: 15 de março a 10 de maio de 2016

Para inscrever-se o candidato deve enviar a ficha de inscrição preenchida para o email: viiprogramacapacitacao@nepo.unicamp.br

Download Ficha de Inscrição - clique aqui

Seleção

Número de vagas: 50 (cinquenta). O resultado será divulgado no dia 27 de abril de 2016, via e-mail

Os candidatos selecionados deverão arcar com suas próprias despesas (transporte, hospedagem e alimentação).

Sem taxa de inscrição.

Conteúdo

O Programa de Capacitação será composto por uma introdução geral às questões populacionais atuais, com particular destaque às características e tendências recentes da população brasileira. No conjunto das questões, aprofunda-se a discussão sobre educação, população, pobreza, políticas públicas e desenvolvimento, ferramentas de gestão. Discute-se a importância dos Indicadores Sociais para a gestão e planejamento.

Rosana Baeninger - IFCH/Nepo-Unicamp

Alvaro de Oliveira D´Antona - FCA/Unicamp

Carlos Etulain - FCA/Unicamp

Coordenação Adjunta