I SEMINARIO DEMOGRAFÍA HISTÓRICA E HISTORIA DE LA POBLACIÓN EN LATINOAMERICA

I SEMINÁRIO DE DEMOGRAFIA HISTÓRICA E HISTÓRIA DA POPULAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

22 e 23 de junho de 2015

Nepo/Unicamp, Campinas,SP

Dia 22 junho (SEGUNDA-FEIRA)

9:30 – 10:00 - Sessão de Abertura:

Maísa Faleiros da Cunha (Vice-Presidente do evento e Pesquisadora do NEPO/UNICAMP),
Isabel Barreto Messano (Vice-coordenadora da RED)
Estela Maria Garcia Pinto da Cunha (Coordenadora do NEPO/Unicamp)
Joyce Melo Vieira (Secretária da ALAP)
Paulo Eduardo Teixeira(Coordenador da RED e presidente do evento)

10:00 – 11:30 h Conferência de Abertura: Saldando una Deuda Pendiente. Construyendo una RED de Investigación en Demografía Histórica en La Asociación Latinoamericana de Población.
Mónica M. Ghirárdi(CEA/CONICET-UNC/Argentina)

Intervalo Almoço: 12:00-14:00

14:00-15:30 - Sessão Temática 1: Migrações e a Formação de Redes Sociais e Familiares

Coordenação: Maria Silvia B. Bassanezi (NEPO/UNICAMP - Brasil)

- Lélio Luiz de Oliveira (FEARP/USP - Brasil) e Marina Costa de Oliveira (UNESP – Brasil): Trajetórias de famílias imigrantes portuguesas: estratégias e adaptações na colônia do Brasil (séculos XVIII e XIX).

- Antonia da Silva Mota (UFMA - Brasil): Redes de famílias senhoriais no Maranhão colônia: estratégias e alianças.

- Oswaldo M. S. Truzzi (UFSCar – Brasil), Paulo Eduardo Teixeira (UNESP – Brasil) e Carla Fernandes Mesquita (UFSCar – Brasil): Notas sobre a migração de elites na expansão da cafeicultura paulista: um estudo de caso.

- Maísa Faleiros da Cunha (NEPO/UNICAMP - Brasil): Mobilidade espacial e arranjos matrimoniais na fronteira entre São Paulo e Minas Gerais. Século XIX.

15:30-16:00 - Sessão Pôster: Apresentação dos trabalhos selecionados

Coordenação: Maísa Faleiros da Cunha (NEPO/UNICAMP - Brasil)

Intervalo Café: 16:00-16:15

16:15-18:00 - Sessão Temática 2: Múltiplas Abordagens da História da População

Coordenação: Mónica M. Ghirárdi (CEA/CONICET/UNC – Argentina)

- Luciana C. de Lima (UFRN – Brasil): Potencialidades e limitações no uso de registros paroquiais de freguesias do Rio Grande do Norte entre os séculos XVIII e XX.

- Dario Scott (PPGD/NEPO/UNICAMP - Brasil): Mapas de população & fontes paroquiais: ensaio a partir da Capitania do Rio Grande de São Pedro nos finais do período colonial.

- Isabel Barreto Messano (Universidad de la República – Uruguai): Redes de parentesco y relaciones interétnicas em territorios de frontera al norte del Uruguay.

- Sergio O. Nadalin (CEDOPE/CNPq/UFPR - Brasil): Pré-malthusianismo, malthusianismo e concepções pré-nupciais; séculos XIX e XX.

Dia 23 junho (TERÇA-FEIRA)

09:00-12:00 - Sessão de Debate: Os caminhos da Demografia Histórica na América Latina: passado, presente e perspectivas para o futuro

Coordenação: Tarcísio Rodrigues Botelho (UFMG – Brasil)
Debatedor: Nelson H. Nozoe (FEA/USP – Brasil)

- Mónica M. Ghirárdi (CEA/CONICET/UNC – Argentina)

- Carlos de A. P. Bacellar (USP - Brasil)

- Raquel Pollero (Universidad de la República – Uruguai)

- Diego Fariñas (ADEH/IUSSP – Espanha)

Intervalo Almoço: 12:00-14:00

14:00-15:30 - Sessão Temática 3: Registros Paroquiais e a Reconstituição de Famílias na América Latina

Coordenação: Isabel Barreto Messano (Universidad de la República – Uruguai)

- Héctor Pérez Brignoli (Universidad de Costa Rica – Costa Rica): Registros parroquiales, series vitales y reconstrucción de las poblaciones del pasado.

- Mario Sampaio Rodarte (CEDEPLAR/UFMG – Brasil): O uso de registros paroquiais nos estudos demográficos do passado e do presente: o caso de Minas Gerais, nas décadas de 1830 e 40.

- Gladys Massé (UNL – Argentina): ¿Cuándo llega cada quién? Ciudad de Buenos Aires al promediar el siglo XIX. Aproximación metodológica a partir de datos censales.

- Paulo Ed uardo Teixeira (UNESP – Brasil): A reconstituição de famílias livres e escravas. Um estudo de caso: Campinas, São Paulo, 1774-1850.

15:30 às 16:30 - Reunião dos Integrantes da “RED Demografía Histórica e Historia de la Población”.

- Balanço do encontro e encaminhamento de propostas para o II Seminário Demografía Histórica e Historia de la Población en Latinoamerica. Indicações de sessões para o VII Congresso da ALAP.

Intervalo Café: 16:30-16:45

16:45-18:00 - Sessão de Encerramento:

Homenagem Especial: Maria Luiza Marcílio (CEDHAL/USP – Brasil)

Conferência de Encerramento: Com os olhos postos no futuro da Demografia Histórica da América Latina: homenagem a Maria Luiza Marcílio. Ana Silvia Volpi Scott (UNICAMP- Brasil).

Programação Completa