Eventos




SEMINÁRIO

PENSANDO A METRÓPOLE CONTEMPORÂNEA


Data: 13 de outubro de 2015

Local: Auditório I do IFCH

Horário: 14h:00 às 18h:00


Brasil vive um paradoxo nesse começo de século XXI. Apesar de ser um país altamente urbanizado, com pouco mais de 85% da população habitando diversos tipos de áreas urbanas, não possuímos políticas de desenvolvimento urbano sólidas, consistentes e permanentes que sejam capazes de enfrentar as desigualdades, vulnerabilidades e tensões socioespaciais, sendo que toda essa situação se apresenta de modo mais alarmante no dia a dia das grandes metrópoles brasileiras. Nesses contextos urbanos imensos existentes no país, os graves problemas sociais, urbanos e ambientais herdados do passado próximo e longínquo convivem com novos processos de produção de espaços urbanos conduzidos por agentes locais, regionais, nacionais e transnacionais, não raro gerando formas e espacialidades urbanas nas quais se mantém formas antigas e recentes de desigualdades e segregações socioespaciais. Diante desse quadro paradoxal, apresenta-se a proposta de realização deste seminário congregando especialistas de diferentes áreas do conhecimento com o objetivo principal de estimular uma discussão sobre as principias características do processo de expansão e transformação socioespacial de nossas metrópoles. Para tanto, as apresentações e debates deverão privilegiar reflexões sobre as formas (novas e antigas) de produção do espaço construído e suas implicações sobre a dinâmica metropolitana tanto em termos sociais quanto demográficos.


Programa:

1. Prof. Francisco Sabatini (Universidad Católica de Chile): "El Status de lo espacial urbano en el capitalismo global"

2. Profa. Mariana Fix (IE-Unicamp): "Novas fronteiras do circuito imobiliário: cidades brasileiras na mundialização financeira"

3. Prof. Anderson Kazuo Nakano (FGV-SP e FIAM FAAM): "Política habitacional inclusiva e repovoamento das áreas centrais do município de São Paulo: relações e dilemas"

4. Profa. Gisela Cunha Viana Leonelli(FEC/Unicamp): "A regulação na produção do lote urbanizado nas capitais do Brasil: as leis da segregação"



Inscrição: As inscrições serão realizadas antes do início do evento.



Organização:


Grupo do projeto “Trajetórias Urbanas”

Nepo/Unicamp e Centro de Estudos da Metrópole (CEM)


Apoio:


Centro de Estudos das Metrópoles – CEPID/CEBRAP

IFCH/Unicamp

Nepo/Unicamp



[ voltar ]