I Programa de Capacitação: População, Cidades e Políticas Sociais

Realização: Núcleo de Estudos de População (NEPO)
da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Apoio: Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA)

Inscrições: 15 de março a 22 de abril de 2010

Período do Programa: 23 a 29 de maio de 2010

Local: NEPO-UNICAMP, Cidade de Campinas, Estado de São Paulo

Relação dos Candidatos selecionados

Objetivo

O I Programa de Capacitação conta com o apoio financeiro do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) – Brasília, DF. Consiste em capacitar e sensibilizar as secretarias municipais, estaduais e de governo para as inter-relações entre população e desenvolvimento social, enfatizando as novas dinâmicas do crescimento populacional nas cidades e a necessidade de políticas sociais. Destaque será dado ao atual processo de urbanização e transição demográfica, no qual a participação das migrações será o elemento definidor do crescimento das cidades no Brasil. As distintas modalidades migratórias, interestaduais, intra-regionais, de fronteira e internacional serão focalizadas para o entendimento da relação entre população, cidades, pobreza e políticas de transferência de renda nas cidades brasileiras.

A quem se destina

O Programa destina-se a profissionais envolvidos nas áreas temáticas sobre urbanização, migração, desenvolvimento urbano e regional e meio ambiente, com formação em ciências humanas, biológicas e exatas, trabalhando em instituições do Governo Federal, Estadual ou Municipal, organismos não governamentais e/ou movimentos sociais.

Nesta edição do Programa privilegiaremos parceiros das Secretarias Estaduais e Municipais de Planejamento, Promoção Social, Desenvolvimento Social e Transporte.

Origem dos Alunos: nível nacional.

Exigências do Programa

O programa terá a duração de 07 (sete) dias. A frequência deverá ser de 100%. As atividades do Programa serão desenvolvidas das 8h30 às 18h00.

Período das inscrições PRORROGADO: 15 de março a 22 de abril de 2010.

As inscrições só poderão ser feitas por email:
ivonete@nepo.unicamp.br ou rogeriofabbri@yahoo.com.br

ATENÇÃO: ENVIAR ARQUIVOS ATÉ 5MB!

Para inscrever-se o candidato deve apresentar:

-Curriculum Vitae;
-fotocópia do diploma de Curso Superior;
-comprovante do vínculo empregatício (carta ou declaração da Instituição);
-carta expondo como a atividade profissional do candidato se vincula às áreas temáticas do programa e como os conhecimentos adquiridos durante o curso serão utilizados no futuro.

Download Ficha de Inscrição - clique aqui

Seleção

Número de vagas: 15 (quinze). O período da seleção dos candidatos será de 16 a 22 de abril de 2010. O resultado será divulgado no dia 23 de abril de 2010, via email. Também estará disponível na Internet, no endereço: www.nepo.unicamp.br

Os candidatos selecionados terão suas despesas com passagem aérea e diárias (que incluem hospedagem, alimentação e transporte terrestre), cobertos pelo Programa.

Sem taxa de inscrição.

Conteúdo

O Programa de Capacitação é composto por uma introdução geral às questões populacionais atuais, com particular destaque às características e tendências recentes do crescimento populacional e seus impactos nas cidades. No conjunto das questões, aprofunda-se a discussão entre população, cidades e políticas sociais.

Rosana Baeninger - IFCH/NEPO-Unicamp

Núcleo de Estudos de População - NEPO
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Secretária: Maria Ivonete Z. Teixeira