IX ENCONTRO NACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES

14 a 16 de outubro de 2015

Auditório II do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)
Campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP

CERTIFICADOS AQUI

APRESENTAÇÃO

O GT de Migração da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep), o Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (Nepo) e o Programa de Pós-Graduação em Demografia da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas têm o prazer de convidá-los para participar do IX Encontro Nacional sobre Migrações que se realizará de 14 a 16 de outubro 2015 em Campinas, no Auditório II do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), campus da Unicamp, em Campinas, SP.

No evento serão apresentados os artigos científicos selecionados a partir da submissão de trabalhos completos e resumos expandidos encaminhados à comissão científica do encontro e aprovados para exposição oral, que se referem a artigos completos, ou então apresentação de pôsteres. A prioridade para apresentação oral será dada aos trabalhos completos enviados.

Neste evento, para dar oportunidade à participação de um maior número de pessoas, poderão ser apresentados no máximo 2 trabalhos pelo mesmo autor ou co-autor.

Seguindo as normas gerais dos eventos científicos, o trabalho completo deverá ter no máximo 20 páginas em Times New Roman tamanho 12 com espaçamento 1,5 linhas, e o resumo expandido deverá evidenciar de forma clara os objetivos, metodologia, fonte de dados e resultados do trabalho.

A programação preliminar conta com 5 sessões temáticas e 3 mesas redondas. Neste ano também estamos incluindo um mini-curso pré-evento(a confirmar).

As sessões temáticas foram definidas como sendo:

1) Dinâmica intra-urbana, migração de retorno e pendularidade (A) e (B);
2) Mudanças na migração no início do século XXI;
3) Migração internacional; e
4) Questões locais e regionais sobre expansão demográfica, migração e ambiente.

As mesas redondas trarão convidados para discutir temas de relevância atual. A primeira tem como objetivo analisar a relação entre migração e mobilidade populacional diária, a segunda tratará do uso dos registros administrativos nos estudos de migração e a terceira das políticas migratórias atuais no Brasil.

PRAZOS

• Submissão de trabalhos completos e resumos expandidos: etapa finalizada

• Divulgação dos Resultados: a partir de a partir de 20 de Julho

• Prazo máximo de envio do trabalho completo caso o resumo expandido tenha sido aceito: até 04 de Setembro

• Inscrições: gratuitas e realizadas on-line antecipadamente ou na data do evento

ENDEREÇO PARA ENVIO DOS TRABALHOS E RESUMOS EXPANDIDOS

Os referidos itens devem ser encaminhados para: gtmigra@nepo.unicamp.br

COMISSÃO CIENTÍFICA

A comissão científica é formada por pesquisadores da área de diversos centros no Brasil.

Alberto Augusto Eichman Jakob - Coordenador do GT Migração
Ricardo Rippel - Sub-coordenador do GT Migração

APOIO

Nepo – Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó”