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Mensagem dos Pesquisadores:

O NEPO está realizando, nas cidades que compõem as regiões metropolitanas de Campinas e Santos (como parte do Projeto Vulnerabilidade), um questionário que visa conhecer o perfil dos domicílios e das famílias dessas duas regiões, não só em termos demográficos, mas também de infra-estrutura, educação, saúde e mercado de trabalho. Busca-se com isso conhecer as formas como as pessoas nessas duas regiões do Estado de São Paulo enfrentam as dificuldades que encontram no seu dia-a-dia. A pesquisa é por amostragem, assim, por sorteio um total de 3.600 domicílios serão visitados ao longo dos próximos meses. Os entrevistadores estarão em campo a partir de julho de 2007.

José Marcos Pinto da Cunha - Coordenador do Projeto vulnerabilidade

O questionário por amostragem domiciliar do Projeto Vulnerabilidade visa levantar dados e informações sobre a condição de vida da população das Regiões Metropolitanas de Campinas e da Baixada Santista – material este que permitirá caracterizar distintas situações de vulnerabilidade sociodemográfica, bem como caracterizar as diferentes estratégias empregadas por famílias imersas nestes contextos. Em face de todos os conceitos e definições intrínsecos à noção de vulnerabilidade sociodemográfica, a pesquisa de campo pretende levantar informações sobre os seguintes aspectos da vida dos moradores das regiões sob análise:

1. Características do Domicílio e do Entorno e Percepção Ambiental

2. Características Gerais da População

3. Trabalho e Rendimentos

4. Mobilidade Espacial da População

5. Família e Comunidade

6. Saúde

7. Educação

Cada um destes tópicos representa um módulo do questionário a ser aplicado e que será explicado em maiores detalhes a seguir.

Módulo 1 – Características do Domicílio e do Entorno e Percepção Ambiental

Este módulo objetiva captar dois tipos de informação: busca não só levantar dados referentes a características dos domicílios e de seu entorno, como também identificar a percepção dos indivíduos no que diz respeito a problemas ligados ao ambiente que o cerca. No que se refere às características do domicílio há o interesse de investigar como as peculiaridades do local onde as pessoas moram modelam, de alguma forma, o cotidiano da família. Ou seja, se consideramos a vulnerabilidade sociodemográfica como a “incapacidade de resposta a determinado risco”, acreditamos que estes riscos sejam de natureza essencialmente social, podendo também conter componentes ambientais e espaciais (moradia em área de risco, por exemplo, ou doenças provocadas por condições ambientais). Paralelamente, acreditamos que essas mesmas características do domicílio e do entorno (como condições da rua, iluminação pública, tipo de moradia, abastecimento de água, esgoto, destino do lixo, situação de regularização do bairro ou mesmo bens existentes na casa e a acessibilidade a determinados serviços etc.) podem interferir na capacidade de enfrentamento de determinados riscos sociais - na medida em que interferem na possibilidade de acumulação de ativos que poderiam ser empregados neste enfrentamento. Ao mesmo tempo, estamos considerando que as estratégias familiares, também modeladas pelo local onde vivem, envolvem a participação em redes sociais mais amplas, constituídas pelo parentesco, pelas relações comunitárias, pelos grupos de amigos. É neste sentido que buscamos também contemplar este módulo com questões referentes à busca de ajuda no caso da família ter sofrido algum tipo de problema ou perigo relacionado ao entorno de onde vivem (e aqui entram questões referentes à percepção da violência ou de problemas ambientais). Além disso, por meio de algumas questões, tentamos ainda captar riscos relacionados a distância a determinados tipos de serviço, bem como a questão do estigma de se morar em determinado bairro, por exemplo.

Módulo 2 – Características Gerais da População

Conforme já apontado na própria nomenclatura deste módulo, ele busca informações gerais que caracterizem a população residente no domicílio pesquisado. Assim, questões referentes ao número de pessoas que moram na casa, idade, composição familiar, religião, cor, sexo, estado civil (ou mesmo lugar de nascimento, número de mudanças de residência, lugar de residência anterior, tempo de residência no domicílio atual, local de trabalho e estudo, tempo e modo de deslocamento para trabalho e estudo, atividades em tempo livre e ainda questões referentes ao estado de saúde da família) serão contempladas. De acordo com informações referentes ao que denominamos número de ordem e relação com o responsável da família será possível identificar as informações para cada membro da família, cruzando tais dados com informações referentes à relação desta pessoa com o responsável do domicílio - o que possibilitará um maior acúmulo de informações sobre as relações internas e externas da família.

Módulo 3 – Trabalho e Rendimentos

Este módulo objetiva captar informações referentes ao “mundo do trabalho”. Questões sobre a procura de trabalho, tipo de trabalho exercido, tamanho da empresa ou negócio para o qual trabalha etc. serão aqui aplicadas. Ao cruzarmos estas informações com as demais existentes neste questionário, será possível captar a possível influência de componentes ligados às relações de trabalho na possibilidade de acumulação de ativos empregados no enfrentamento de determinados riscos sociais.

Módulo 4 – Mobilidade Espacial

Este módulo busca não só levantar dados referentes às mudanças residenciais realizadas pelo responsável pelo domicílio (em termos metropolitanos, de município e de bairro), como também identificar a percepção dos indivíduos no que diz respeito a melhora ou piora das relações sociais de convivência no entorno de seu atual domicílio (quando comparado ao anterior). Através das questões levantadas neste módulo (como: tipo de domicílio que se dirigiu logo que se mudou; como ficou sabendo do local de atual residência; se conhecia alguém no local antes de se mudar; motivos da mudança; se já veio com emprego para o local etc.), mais uma vez, estamos interessados em captar como determinado ação cotidiana (no caso, a mudança de residência) pode interferir na capacidade de enfrentamento de determinados riscos sociais. Mais uma vez também, estamos considerando que as estratégias familiares, modeladas pelo local onde vivem, envolvem a participação em redes sociais mais amplas, constituídas pelo parentesco, pelas relações comunitárias, pelos grupos de amigos. É neste sentido que buscamos também contemplar este módulo com questões referentes ao aumento ou diminuição da possibilidade de contar com ajuda de amigos, conhecidos ou parentes, depois da mudança residencial.

Módulo 5 – Família e Comunidade

Este módulo objetiva captar, na perspectiva de gênero, algumas relações sociais internas e externas da família. Há um duplo interesse: de um lado, investigar como as relações de gênero modelam o cotidiano da família; de outro, em que medida as estratégias familiares, também modeladas pelo gênero, envolvem a participação em redes sociais mais amplas, constituídas pelo parentesco, pelas relações comunitárias, pelos grupos de amigos. Assim, este módulo busca apreender desde participações em associações comunitárias, até a quem a família recorre no caso de necessitar de empréstimo de dinheiro, por exemplo.

Módulo 6 - Saúde

Este módulo irá tratar sobre a incidência, tratamento ou prevenção de alguns problemas de saúde (como câncer, doenças respiratórias, diabetes, hipertensão ou mesmo no que se refere a consultas pré-natais) e a necessidade e utilização de serviços de atendimento à saúde por todos os indivíduos do domicílio. Assim, tendo-se sempre em mente a noção de vulnerabilidade como a “incapacidade de resposta a determinado risco”, procurar-se-á investigar a respeito da acumulação (ou não) de ativos que poderiam ser empregados no enfrentamento de riscos sociais ligados à área de saúde. É com esse objetivo que questionaremos ao entrevistado também sobre o tipo de serviço de saúde utilizado (se público ou privado), sobre a localização do serviço de saúde procurado, a acessibilidade a medicamentos através do Serviço Único de Saúde (SUS), a avaliação do atendimento recebido no SUS etc.

Módulo 7 – Educação

Neste módulo procurar-se-á investigar a respeito da acumulação (ou não) de ativos que poderiam ser empregados no enfrentamento de riscos sociais ligados à área da educação. É, portanto, com este objetivo que questionaremos ao entrevistado que tem filhos freqüentando o ensino regular sobre: localização da escola, existência de possíveis problemas na escola, ou mesmo se os pais participam do desenvolvimento escolar dos filhos ou, ainda, se a família participa de atividades programadas pela escola na integração com a comunidade.


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