
Projeto Mobilidade Residencial e Dinâmica Familiar
Mobilidade residencial, produção do espaço e as novas dinâmicas familiares nas metrópoles

Compreendendo as famílias e a mobilidade residencial
No contexto das grandes aglomerações, em que a mobilidade residencial ganha destaque, o período de formação da família e do domicílio é fortemente associado a essa modalidade migratória (Courgeau; Lelièvre, 2006; Pelikh; Kulu, 2018).
Nesse sentido, cabe analisar empiricamente como a dinâmica das famílias se relaciona com os fluxos de mobilidade residencial nas grandes aglomerações, mas também como essa dinâmica está impactando a mobilidade residencial.
A lacuna a ser preenchida por este projeto de pesquisa se assenta na compreensão do papel da mobilidade residencial num contexto de transformação das famílias analisadas a partir dos arranjos domiciliares.

10 membros

2 anos de duração

2 Bolsas de Iniciação Científica
Recorte Espacial
O projeto contará com uma pesquisa de campo complementar na Região Metropolitana de Campinas, em destaque para suas áreas de alta vunerabilidade sociodemográfica.

“O projeto visa compreender como estar organizado em um ou outro tipo de arranjo domiciliar, como aproximação à família, modifica como são feitos os deslocamentos de mobilidade residencial”.

Ednelson Mariano Dota
Pesquisador da Universidade Estadual de Campinas