VII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA POPULAÇÃO

Departamento de Demografia e Ciências Atuariais - DDCA
Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN - PPGDEM

I INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS DA SESSÃO TEMÁTICA

• Formato aceitável: word.

• Máximo de 20 páginas (excluindo folha de rosto) com tamanho A-4, incluindo o texto, tabelas, gráficos, mapas e a bibliografia.

• Fonte de letra Times New Roman 12 pt, espaçamento 1,5, todas as margens com 2,54 cm e numeração de página centralizada na parte inferior.

• Indicar com clareza o título, subtítulos e a numeração de cada seção do trabalho.

• Para as referências bibliográficas e citações no texto, siga as normas da Rebep www.rebep.org.br/revista/about/submissions

• Notas de rodapé devem ter fonte de letra 10 pt.

• Tabelas e Gráficos devem ser inseridos no texto como figura e com a seguinte formatação:

- Centralizados na página;

- Fonte de dados: alinhados com a margem esquerda da Tabela/Gráfico;

- Procure evitar grades laterais nas células das tabelas;

- A fonte de letra na tabela deve ser no mínimo de tamanho 10 pt e máximo 12 pt (divida a tabela em duas, se não couber na página);

- Para títulos, utilize: Tabela # (centralizado e negrito) em linha separada do Título da tabela/gráfico (centralizado e negrito).

• A primeira página (folha de rosto) do trabalho deve conter: Título do trabalho no topo da página, centralizado e fonte de letra em negrito com 14 pt, com nota de rodapé com um asterisco fazendo referência a este evento, da seguinte forma: “Trabalho apresentado no VII Simpósio Nacional de História da População, realizado em Natal/RN – Brasil, de 18 a 19 de outubro de 2017”; Nome dos autores alinhados à direita, fonte de letra 12 pt em negrito e com identificação da instituição a que pertencem, utilizando-se nota de rodapé (utilizando símbolos distintos);

• Incluir até quatro (4) palavras-chaves (indexador), ou seja, termos que melhor descrevam o conteúdo do trabalho. Para tal fim, sugere-se utilizar o THESAURUS POPIN - Thesaurus Multilíngue de População (1986), edição em Língua Portuguesa, da Fundação SEADE. Utilize fonte de letra normal, alinhada à esquerda e separadas por ponto e vírgula (;), assim: Palavras-chave: palavra1; palavra2; palavra3; palavra4.

II PRAZO PARA O ENVIO DOS TRABALHOS FINAIS DE SESSÃO TEMÁTICA

O envio dos trabalhos completos deverá ser feito até o dia 30 de junho de 2017.

Envie para: snhp2017@gmail.com

III INSTRUÇÕES PARA ENVIO DE RESUMOS NA MODALIDADE DE PÔSTERES
(Graduandos e Pós-Graduandos)

• O Resumo a ser enviado para a organização com a finalidade de apresentar um pôster deve conter até 400 palavras, indicando Título, autoria e filiação institucional.

• As dimensões recomendas para seu pôster são de 90 cm de altura e 80 cm de largura. O texto do resumo deve ser objetivo e conciso, com informações essenciais em suas diferentes seções. Recomenda-se privilegiar a informação visual e que contenha: título do trabalho, autores, instituição, instituição financiadora (quando for o caso), objetivos, metodologia, resultados e discussão, principais conclusões e referências bibliográficas.

• Os trabalhos aprovados para apresentação na modalidade Pôster serão distribuídos por tema e ficarão expostos todos os dias do evento.

• O horário de afixação: a partir do dia 18/10, às 17 h.

Local: Espaço dos Anfiteatros do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET)

• A afixação e retirada dos pôsteres é de responsabilidade do apresentador (autor ou co-autor). A organização do evento não se responsabiliza pela guarda de pôsteres não retirados no prazo devido.

• A apresentação de cada pôster terá a duração de 05 minutos.

• As apresentações ocorrerão no dia 18/10 no horário de 18h30 – 19h15.

Atenção ao prazo de submissão

Submissão de Resumo de Pôster: até 30 de junho de 2017

• Divulgação dos Resultados em fluxo contínuo até cinco dias após o recebimento do Resumo.

• Os trabalhos devem ser submetidos para o seguinte endereço eletrônico: snhp2017@gmail.com

IV CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS NO EVENTO

Critérios Gerais:

1. Pertinência da pesquisa ao tema do evento em geral.

2. Relevância do tema em relação ao estado atual da historiografia.

3. Fundamentação teórica adequada e atualizada.

4. Identificação de referências bibliográficas essenciais sobre o tema.

5. Qualidade da pesquisa empírica (quando for o caso).

6. Rigor lógico da argumentação.

7. Relevância dos resultados e das conclusões para a área específica em que se insere o trabalho.

8. Redação clara e correta.

Estes critérios gerais procuram apenas dar alguma orientação ao trabalho dos membros da Comissão Científica, especialmente quando se trata da recusa de trabalhos apresentados.

DOWNLOAD NORMAS (PDF)