I SEMINARIO DEMOGRAFÍA HISTÓRICA E HISTORIA DE LA POBLACIÓN

Formas de organização das redes familiares na América Latina

INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS DAS SESSÕES REGULARES

• Formato aceitável: word

• Máximo de 20 páginas (excluindo folha de rosto) com tamanho A-4, incluindo o texto, tabelas, gráficos, mapas e a bibliografia.

• Fonte de letra Times New Roman 12 pt, espaçamento 1,5, todas as margens com 2,54 cm e numeração de página centralizada na parte inferior.

• Indicar com clareza o título, subtítulos e a numeração de cada seção do trabalho.

• Para as referências bibliográficas e citações no texto, siga as normas dos Resumos Expandidos

• Notas de rodapé devem ter fonte de letra 10 pt.

• Tabelas e Gráficos devem ser inseridos no texto como figura e com a seguinte formatação:

• Centralizados na página;

• Fonte de dados: alinhados com a margem esquerda da Tabela/Gráfico;

• Procure evitar grades laterais nas células das tabelas;

• A fonte de letra na tabela deve ser no mínimo de tamanho 10 pt e máximo 12 pt (divida a tabela em duas, se não couber na página);

• Para títulos, utilize: Tabela # (centralizado e negrito) em linha separada do Título da tabela/gráfico (centralizado e negrito).

• A primeira página (folha de rosto) do trabalho deve conter: Título do trabalho no topo da página, centralizado e fonte de letra em negrito com 14 pt, com nota de rodapé com um asterisco fazendo referência a este evento, da seguinte forma: “Trabalho apresentado no I Seminario Demografía Histórica e Historia de la Población en Latinoamerica, realizado em Campinas/SP – Brasil, de 22 a 23 de junho de 2015”;

• Nome dos autores alinhados à direita, fonte de letra 12 pt em negrito e com identificação da instituição a que pertencem, utilizando-se nota de rodapé (utilizando símbolos distintos);

• Incluir até quatro (4) palavras-chaves (indexador), ou seja, termos que melhor descrevam o conteúdo do trabalho. Para tal fim, sugere-se utilizar o THESAURUS POPIN - Thesaurus Multilíngue de População (1986), edição em Língua Portuguesa, da Fundação SEADE. Utilize fonte de letra normal, alinhada à esquerda e separadas por ponto e vírgula (;), assim: Palavras-chave: palavra1; palavra2; palavra3; palavra4.

INSTRUÇÕES PARA ENVIO DE RESUMOS NA MODALIDADE DE PÔSTERES
(Graduandos e Pós-Graduandos)

• Se aceitam resumos de trabalhos em português e/ou espanhol, para apresentação na modalidade de pôster.

• O Resumo a ser enviado para a organização com a finalidade de apresentar um pôster deve conter até 400 palavras, indicando Título, autoria e filiação institucional.

• As dimensões recomendas para seu pôster são de 90 cm de altura e 80 cm de largura. O texto do resumo deve ser objetivo e conciso, com informações essenciais em suas diferentes seções. Recomenda-se privilegiar a informação visual e que contenha: título do trabalho, autores, instituição, instituição financiadora (quando for o caso), objetivos, metodologia, resultados e discussão, principais conclusões e referências bibliográficas.

• Os trabalhos aprovados para apresentação na modalidade Pôster serão distribuídos por tema e ficarão expostos todos os dias do evento.

• O horário de afixação: a partir do dia 22/06, às 09:00hs.

• A afixação e retirada dos pôsteres é de responsabilidade do apresentador (autor ou co-autor). A organização do evento não se responsabiliza pela guarda de pôsteres não retirados no prazo devido.

• A apresentação de cada pôster terá a duração de 05 minutos.

• As apresentações ocorrerão no dia 22/06 no horário de 15h50 às 16h50.

ATENÇÃO PRAZO DE SUBMISSÃO

Submissão de Resumo de Pôster: até 12 de junho de 2015

• Divulgação dos Resultados em fluxo contínuo até cinco dias após o recebimento do Resumo

• Os trabalhos devem ser submetidos para o seguinte endereço eletrônico: maisa@nepo.unicamp.br

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS NO EVENTO

Critérios Gerais:
1. Pertinência da pesquisa ao tema do evento em geral.
2. Relevância do tema em relação ao estado atual da historiografia.
3. Fundamentação teórica adequada e atualizada.
4. Identificação de referências bibliográficas essenciais sobre o tema.
5. Qualidade da pesquisa empírica (quando for o caso).
6. Rigor lógico da argumentação.
7. Relevância dos resultados e das conclusões para a área específica em que se insere o trabalho.
8. Redação clara e correta.

Estes critérios gerais procuram apenas dar alguma orientação ao trabalho dos membros da Comissão Científica, especialmente quando se trata da recusa de trabalhos apresentados.

SOBRE DESLOCAMENTO DE SÃO PAULO (AEROPORTO INTERNACIONAL) PARA CAMPINAS

Para quem vier de avião, poderá desembarcar em São Paulo (capital) (Aeroporto Internacional de Guarulhos), e de lá ir para Campinas por meio de táxi ou ônibus com a empresa LIRABUS. O valor do táxi é cerca de R$ 300,00, enquanto o ônibus custa aproximadamente R$ 50,00, e possui vários horários, sendo a duração da viagem de duas horas, dependendo do horário. Para quem vem de outros Estados do Brasil a opção mais atraente é viajar por empresas que fazem escala no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Nesse caso, deverá procurar um táxi que o levará até a UNICAMP.

FINANCIAMENTO

Em termos de financiamento e apoio aos apresentadores de trabalho como Jovens Pesquisadores, a organização do evento estará buscando esforços para oferecer hospedagem até o máximo de 2 dias (Quarto Duplo/Triplo/Quadruplo), mas para tanto é necessário que os interessados se manifestem enviando os dados pessoais que seguem abaixo:

Ficha para solicitar alojamento compartilhado

Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" - NEPO
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

E-mail: maisa@nepo.unicamp.br
Telefone Geral: (19) 3521-5890 - Fax: (19) 3521-5900