Este trabalho representa uma atualização, com base nos dados do Censo Demográfico 2010, do Atlas Baixada Santista: diversidades socioespaciais, produzido em 2007 pelo Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (Nepo) e Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional (Nesur), ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a partir de dados dos Censos 1980, 1991 e 2000. Trata-se, assim, de um trabalho de sistematização e espacialização de dados sociodemográficos, com o objetivo de evidenciar a diversidade presente na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), visando o melhor entendimento dos processos sociais e demográficos e, principalmente, de alguns dos principais problemas e/ou carências que afligem a população regional.

Assim, sua concepção teve como referência as características de uma região metropolitana, tais como a fluidez territorial e as complementaridades e contiguidades socioespaciais. Portanto, a despeito da importância das divisões administrativas municipais — obviamente não negligenciadas —, considera-se fundamental que o “olhar metropolitano” seja central para um diagnóstico que busque a identificação e solução dos problemas relativos ao ordenamento territorial e à elaboração e eficaz aplicação de políticas públicas voltadas para a garantia da qualidade de vida da população, em especial a de mais baixa renda.

O conjunto de mapas e tabelas apresentado neste volume visa ilustrar algumas das dimensões sociodemográficas mais relevantes para que, a partir de sua leitura e observação, o leitor possa ter uma boa ideia da diversidade socioespacial existente na RMBS e, quem sabe, dela vislumbrar não apenas aprofundamentos, mas, sobretudo, novas questões que mereçam ser investigadas e desigualdades que devam ser denunciadas.

Título:

Região Metropolitana da Baixada Santista: diversidades socioespaciais na virada para o século XXI
Organizadores: José Marcos Pinto da Cunha e Luiz Antonio Chaves de Faria
Ano: 2017
ISBN (eBook): 978-85-65608-44-2
Formato: Disponível em livro digital (ebook) compatível com os padrões epub e Amazon Kindle. O formato digital pode ser lido com iPad, iPhone, iPod, Kindle, Kindle Paperwhite, Kindle Fire, Kobo, Windows e Mac. Maiores informações sobre compatibilidade com aplicativos e dispositivos de leitura disponíveis nos websites dos fabricantes e através de nosso email librum@librum.com.br.

O ebook encontra-se disponível para download gratuito com três alternativas: nas Apple iBookstores de mais de 50 países para iPad, iPhone e Mac ou através de download direto neste website em formato ePUB e MOBI (para a família de leitores digitais Kindle). Clique, abaixo, no banner correspondente à sua escolha para obter o ebook.

iPad, iPhone e Mac

Faça o download do livro através da iBookstore clicando, logo acima, no primeiro banner da sessão Download Gratuito ou busque o livro com iBooks, app oficial de leitura de ebooks da Apple para dispositivos iOS e OS X, ou através de iTunes. Imediatamente o livro estará disponível na biblioteca da aplicação.

Computadores Windows

Faça o download do arquivo tipo ePub. Copie-o para o diretório de sua preferência e abra-o com sua aplicação de leitura preferida. A Librum Editora recomenda as aplicações Azardi e Adobe Digital Editions. Porém, qualquer software de leitura compatível com ePub é capaz de abrir os arquivos.

Dispositivos Android (tablets e smartphones)

Faça o download de um dos arquivos tipo epub diretamente do dispositivo e abra-o com sua aplicação de leitura preferida. Alternativamente, o download pode ser feito com um computador, nesse caso, conecte seu dispositivo ao computador, transfira o arquivo e abra-o com a aplicação de sua preferência. Qualquer app de leitura compatível com ePub é capaz de abrir os arquivos.

Amazon Kindle

Faça o dowload do arquivo tipo MOBI através de um computador, conecte-o ao seu Kindle e transfira o arquivo. Também é possível enviar os arquivos para o dispositivo através do endereço de email personalizado fornecido pela Amazon ou com Amazon Cloud Drive.

EM CASO DE DÚVIDAS OU PROBLEMAS ENTRE EM CONTATO!

Caso necessite de suporte técnico para descarregar, abrir e usar o ebook, escreva para librum@librum.com.br e rapidamente responderemos com orientações.