Cotas raciais nas universidades federais brasileiras [recurso eletrônico] : desigualdade no acesso e estratificação horizontal em 2010 e 2016
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Sa59c
[Racial quotas in the brazilian federal universities]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (126 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Joice Melo Vieira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: O objetivo desse trabalho é mapear e qualificar o quanto o acesso de estudantes pretos e pardos às universidades federais avançou após a implementação de políticas de cotas em 2012. Nas últimas décadas, a proporção de pretos e pardos com curso superior completo já se encontrava em...
Resumo: O objetivo desse trabalho é mapear e qualificar o quanto o acesso de estudantes pretos e pardos às universidades federais avançou após a implementação de políticas de cotas em 2012. Nas últimas décadas, a proporção de pretos e pardos com curso superior completo já se encontrava em crescimento, tal como estava ocorrendo com a população brasileira como um todo, como resultado da ampliação do número de concluintes em outras etapas do ensino e do próprio sistema universitário, impulsionado, sobretudo, pela multiplicação de universidades privadas. Para melhor compreender o fenômeno, trabalha-se com dois conceitos-chave: estratificação vertical e horizontal na educação. O primeiro conceito diz respeito ao diferencial de acesso a cada nível educacional, pensados de forma hierarquizada. Quanto mais elevado for o nível educacional, menor o acesso dos grupos em desvantagem social comparativa, sendo esse um traço marcante de sociedades altamente desiguais. Já a estratificação horizontal diz respeito a disparidades dentro de um mesmo nível de ensino. Os grupos sociais em desvantagem social até se inserem em níveis educacionais superiores, porém em cursos de menor prestígio e menores chances de mobilidade socioeconômica se comparado a seus pares procedentes de grupos privilegiados. Os dados analisados são provenientes dos censos da educação superior realizados entre 2010 e 2016; também se utiliza de forma complementar dados do censo demográfico de 2010. Em linhas gerais, as universidades federais apresentam resultados positivos quanto ao combate à estratificação vertical, contudo, a estratificação horizontal dá mostras de ser mais difícil de ser vencida. Há áreas do conhecimento em que persiste a alta concentração de estudantes brancos, justamente aquelas que podem promover maior empregabilidade e ganhos financeiros
Abstract: The objective of this dissertation is mapping and qualifying how the access of black and brown students to federal universities advanced after the affirmative policies implementation in 2012. In the last decades, the proportion of black and brown students with complete university studies...
Abstract: The objective of this dissertation is mapping and qualifying how the access of black and brown students to federal universities advanced after the affirmative policies implementation in 2012. In the last decades, the proportion of black and brown students with complete university studies is increasing. The same tendency is observed for the Brazilian population in general. It is result of the crescent number of graduated students in previous educational stages and in reason of the expansion of private universities too. This research works with two fundamental concepts: vertical and horizontal stratification in education. The first concept concerns to differential of access to each educational level, assuming how hierarchical the system is. A common characteristic in unequal societies is that higher educational levels are reserved to more advantageous social groups (white and richer, for example). By other hand, horizontal stratification concerns to disparities inside the same educational level. Disadvantageous groups are inserted in the higher educational levels, but in the less prestigious carriers and with smaller chances of socioeconomic mobility comparatively to your peers from privileged groups. The data is from the higher education census realized between 2010 and 2016; additionally the data from the demographic census of 2010 is used too. In general lines, federal universities present positive results when we consider the action against to vertical stratification, however, the horizontal stratification is harder of to be surpassed. There are knowledge areas which the high concentration of white students, exactly in the carriers with potential of bigger impregnability and better economic gains
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