Centro Paula Souza
O início da parceria entre o Observatório das Migrações em São Paulo (NEPO/UNICAMP) e o Centro Paula Souza (CPS) – autarquia do governo paulista responsável por administrar as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do estado – data de 2018. Desde então, as referidas instituições organizam anualmente cursos de capacitação em temas relacionados a estudos urbanos, de população, mobilidade humana e outras áreas correlacionadas, a partir de uma perspectiva multidisciplinar. O público-alvo são professores vinculados ao CPS, cujos objetivos de participação incluem tanto o aprimoramento de sua formação profissional como a obtenção de conhecimentos e conteúdos que possam ser replicados a seus alunos no dia-a-dia de sala de aula. São colaboradores constantes nessas iniciativas o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), o Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” da Universidade Estadual de Campinas (NEPO/UNICAMP), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Observatório das Metrópoles (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia).
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Cursos
Por ocasião do Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, conforme declarado pelas Nações Unidas em referência a 2021, o Observatório das Migrações em São Paulo (NEPO/UNICAMP) e o Ministério Público do Trabalho, em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e o Observatório das Metrópoles (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia), ministraram entre setembro e novembro do referido ano um curso de capacitação sobre o tema a professores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do estado de São Paulo, administradas pelo Centro Paula Souza (CPS). Propôs-se não apenas oferecer dados e uma conceptualização do trabalho infantil na atualidade, mas, também, situá-lo como parte de um amplo conjunto de transformações sobretudo de ordem social, econômica e demográfica. As aulas foram conduzidas de maneira virtual ao longo de cinco semanas, sendo o último encontro síncrono, resultando, todos, em vídeos que compuseram o material pedagógico, no qual se incluem uma apostila e indicações de artigos, filmes e outros recursos complementares.
Programação (clique aqui)
Apresentação
2021, ano internacional para a eliminação do trabalho infantil |
Módulo 1
Cidades, trabalho e pandemia: Urbanização, metropolização e novas escalas urbana |
Módulo 2
Aula 1. Transição demográfica e a “Janela de Oportunidades” no Brasil (Parte 1) |
Aula 1. Transição demográfica e a “Janela de Oportunidades” no Brasil (Parte 2) |
Aula 2. Trabalho infantil: Definições e instrumentos jurídicos sobre a questão |
Módulo 3
Cidades, trabalho e pandemia: desafios para a eliminação do trabalho infantil |
Módulo 4
Fontes de dados sobre trabalho infantil no Brasil |
O curso de capacitação “Emergências epidemiológicas e mobilidade humana” foi oferecido pelo Observatório das Migrações em São Paulo (NEPO/UNICAMP) e o Ministério Público do Trabalho em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e o Observatório das Metrópoles (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) a professores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do estado de São Paulo, administradas pelo Centro Paula Souza (CPS), no marco do Programa Brasil Profissionalizado. Teve como proposta contribuir para o aprimoramento da formação dos docentes cursistas acerca da relação de epidemias e pandemias com o deslocamento de pessoas em sua dimensão social, demográfica, econômica e política, com ênfase nas implicações da pandemia de Covid-19 para as migrações internacionais. Como recursos pedagógicos, fez-se uso de videoaulas assíncronas, uma apostila elaborada especificamente para o curso, episódios de podcast com entrevistas a especialistas nos temas abordados e materiais complementares que incluíam filmes, textos literários, obras de arte, entre outros, compondo uma carga de 40 horas distribuídas em oito semanas entre julho e setembro de 2020.
Apostilas
Emergências Epidemiológicas e Mobilidade Humana
Módulo 0
Boas vindas ao curso da professora Rosana Baeninger |
Boas vindas ao curso Emergências Epidemiológicas e Mobilidade Humana |
Fedo Bacourt relata os efeitos da pandemia na comunidade haitiana em SP |
Marifer Vargas, a história de uma venezuelana que migrou para SP |
Módulo 1
Aula 1 - Colonização e Epidemias: Malária e Febre Amarela no Novo Mundo |
Aula 2 - Colonização e Epidemias: Malária e Febre Amarela no Novo Mundo |
Módulo 2
Aula 1 - História das migrações internacionais no Brasil e no estado de SP (Parte 1) |
Aula 1 - História das migrações internacionais no Brasil e no estado de SP (Parte 2) |
Aula 2 - Fluxos migratórios na última década (2011-2020) |
Módulo 3
Aula 1 - Determinantes socioeconômicos e transição epidemiológica |
Aula 2 - Processos migratórios e saúde: articulações no contexto de pandemia em SP |
Módulo 4
Aula 1 - Fronteiras internacionais: migração, refúgio e a Covid-19 |
Aula 2- A Covid-19 nas zonas de fronteiras terrestres no Brasil |
Módulo 5
Aula 1 - A Macrometrópole Paulista |
Aula 2 - Disseminação da Covid-19 na MMP, desigualdades raciais e imigração |
Módulo 6
Aula 1 - Migração e trabalho em contexto de pandemia |
Aula 2 - Migração e empreendedorismo: contradições e possibilidades |
Podcasts
Emergências Epidemiológicas e Mobilidade Humana
Migração e o paradigma do empreendedorismo, com Padre Paolo

