Anterior
ESPAÇOS REGIONAIS DA AGRICULTURA GLOBALIZADA
Próximo
SERVIÇO DE REFERÊNCIA A IMIGRANTES, REFUGIADOS E APÁTRIDAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS



BANCO INTERATIVO - IMIGRAÇÃO VENEZUELANA



A complexidade e heterogeneidade das migrações venezuelanas denotam os desafios teórico-metodológicos para a análise das migrações no Sul Global e para a implementação de políticas migratórias e de acolhimento. No caso brasileiro, brasileiro, há a reconfiguração de espaços migratórios na fronteira norte, em particular no Estado de Roraima, e fora dela, expressando especificidades no contexto local.

À luz dessas transformações, o Banco Interativo do Observatório das Migrações em São Paulo – “Migrações Venezuelanas no Brasil” mostra a presença de venezuelanos nos 5.570 municípios brasileiros, ressaltando as dimensões específicas de distribuição espacial e temporalidade desse processo migratório no território brasileiro. Apesar da migração venezuelana ganhar notoriedade apenas nos últimos cinco anos, com o incremento dos solicitantes de refúgio ingressos no Brasil por fronteiras terrestres (BAENINGER, 2018), é importante reforçar que, entre 2000 e 2016, a Polícia Federal brasileira registrou quase dez mil novos imigrantes venezuelanos no país, metade dos quais para o estado de São Paulo.

O Banco Interativo do Observatório das Migrações em São Paulo – “Migrações Venezuelanas no Brasil” ajuda na identificação os diferentes espaços dessa migração no país, reforçando o compromisso da universidade com a divulgação científica e com o respaldo à elaboração de trabalhos e diagnósticos diversos. Aos registros administrativos da Política Federal do Brasil, somam-se as estimativas fornecidas pelo Comitê Nacional para Refugiados, referentes tantos às solicitações de refúgio, quanto aos pedidos deferidos de reconhecimento da condição de refugiado, conjugando as principais fontes de informação sobre migração internacional disponíveis no Brasil.





Apresentação e Notas Metodológicas



DASHBOARDS

Acesse aqui






Publicações Relacionadas ao Tema





[ voltar ]