O Brasil tem 60 mil refugiados de pelo menos 117 nacionalidades

Publicado em 20/06/2022 - 19:48 Por Igor Cardim* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Atualmente o número de refugiados no mundo está em seu nível mais alto, passando de 100 milhões de pessoas. Resultado principalmente da fuga de ucranianos da invasão russa.

O Brasil recebeu só no ano passado 29 mil pedidos de abrigo, de acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira pelo Conare, Comitê Nacional para Refugiados.

A maioria dos pedidos veio da Venezuela. O país vizinho puxa a lista com quase 80% dos pedidos, seguido pela Angola com 6% e Haiti com 2%.

Mas no total são pessoas de pelo menos 117 nacionalidades diferentes que pediram refúgio brasileiro.

Entre as pessoas reconhecidas como refugiadas em 2021, as crianças e adolescentes de 5 a 14 anos representam mais de 50% do total.

Neste ano de 2022 é comemorado o aniversário de 25 anos da lei brasileira do refúgio, considerada moderna e espelho para determinações adotadas em outros países.

A pesquisadora de estudos de população Rosana Baeninger acredita que o Brasil vai continuar recebendo refugiados, isso porque o país é acolhedor e vai continuar oferecendo documentos a essas pessoas.

Os pedidos para refúgio se devem a partir de diferentes situações vividas pelas pessoas em seus países de origem, são questões de guerra, violência extrema, perseguição ou questões políticas.

Entre 2011 e 2021 foram quase 300 mil solicitações de abrigo no Brasil, atualmente existem 60 mil pessoas reconhecidas como refugiadas no país.

*Com supervisão de Jacson Segundo

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo