Núcleo de Estudos da População
abre festejos dos seus 30 anos

31/05/2012 - 12:30

/
Coordenadora do Núcleo, Estela da Cunha

Coordenadora do Núcleo, Estela da Cunha

Demógrafa Elza Berquó, fundadora do NEPO

Demógrafa Elza Berquó, fundadora do NEPO

Público acompanha solenidade

Público acompanha solenidade

Na presença de sua fundadora - a demógrafa Elza Salvatori Berquó - o Núcleo de Estudos de População (NEPO) da Unicamp abriu na quarta-feira (30) as comemorações aos seus 30 anos de existência. Pesquisadores, docentes, alunos e autoridades da Unicamp acompanharam, no auditório do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), o Seminário Reprodução das Gerações, que inaugurou os festejos. 

“Acredito que devo referir-me em primeiro lugar a quem idealizou, gestou e fundou o Nepo com uma visão muito à frente do seu tempo”, disse a atual coordenadora do Núcleo, Estela Maria Garcia Pinto da Cunha, referindo-se à Elza Berquó. Pioneira da demografia no país e integrante do grupo fundador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), Berquó criou o Nepo em 1982 a pedido do então reitor da Unicamp, José Aristodemo Pinotti.

Atualmente, o Núcleo é reconhecido nacional e internacionalmente pelas suas pesquisas, confirmou Estela da Cunha. A coordenadora citou, nominalmente, em forma de agradecimento, a primeira equipe de pesquisadores do Núcleo.  “O nosso muito obrigado a Elza Berquó, Neide Lopes Patarra, Anibal Faúndes, Carlos Eugênio de Carvalho Ferreira, Cláudio Sam, Daniel Hogan, Maria Andréa Rios Loyola, Maria Coleta Albino de Oliveira e Maria Isabel Baltar da Rocha”, citou.

A demógrafa Elza Berquó, atualmente no Cebrap, afirmou que volta à Unicamp segura e satisfeita porque ‘o projeto Nepo’ tornou-se viável. “A criação do Nepo em 1982, quando o país começava a retomar o seu destino democrático, foi uma oportunidade de reunir uma instituição única com uma equipe multidisciplinar de alto nível com largas experiências individuais e trajetórias profissionais”, lembrou. 

Ronaldo Pilli, pró-reitor de Pesquisa, representou o reitor Fernando Ferreira Costa. “Gostaria de transmitir em nome do reitor o sentimento de gratidão que a Universidade tem pelo Nepo, sobretudo, por sua contribuição permanente à sociedade”, sintetizou. 

Também participaram da solenidade, o pró-reitores de Pós-Graduação, Euclides de Mesquita Neto; de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer; e os pesquisadores e ex-coordenadores do Núcleo, José Marcos Pinto da Cunha e Tirza Aidar; além da titular da coordenadora de Centros e Núcleis (Cocen), Itala Maria Loffredo D’Ottaviano; e do diretor do Imecc, Caio José Coletti Negreiros. 

Comentários

Boa tarde, Felicitaciones!!

Email: 
milicabello@yahoo.com.ar

PARABÉNS A TODOS QUE CONTRIBUIRAM PARA o SUCESSO!!

Pena que se tenha gasto 30 anos para promover o inverno demográfico. A Europa já enfrenta o problema. Dra. Elsa e muitos outros demógrafos não mais estarão entre nós para sentir na pele os efeitos que seus "brilhantes" anos de estudo, pesquisa e atuação desencadearão na sociedade brasileira envelhecida e empobrecida pela falta de pujança jovem. Diminuir a população foi fácil perto do enorme desafio que as gerações futuras terão que lidar para não sucumbirem pela falta de VIDA.

Email: 
masalgsan@yahoo.com.br