Programa de Seminários do Observatório das Migrações em São Paulo

IX Programa de Capacitação: População, Cidades e Políticas Sociais

Inscrições: 13 de fevereiro a 15 de março de 2017

Período do Programa: 05 e 06 de abril de 2017

Local: Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (FCLAr-UNESP)

A nona edição do Programa de Capacitação “População, Cidades e Políticas Sociais”, realiza-se no âmbito do Programa de Seminários do Observatório das Migrações em São Paulo (NEPO/UNICAMP) e, nesta edição, em parceria com o Observatório dos Conflitos Rurais (UNICAMP, UFSCAR e UNESP) e com o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sociedade, Poder, Organização e Mercado (NESPOM-UNESP/Araraquara). Possui como objetivos centrais a sensibilização e a capacitação de gestores públicos municipais, estaduais e federais acerca de temas correlacionados com a dinâmica populacional e as políticas sociais. O enfoque dessa edição será a transição demográfica e indicadores sociais, em consonância com a realidade local e regional.

Público-Alvo

Gestores e funcionários públicos municipais, estaduais ou federais, representantes de movimentos sociais e organismos não-governamentais, bem como, alunos de graduação ou pós-graduação envolvidos e/ou interessados nas áreas de estudos de população e políticas sociais.

Exigências do Programa

O programa terá a duração de 02 (dois) dias. A frequência deverá ser de 100%.

Período das inscrições: 13 de fevereiro a 15 de março de 2017.

Para inscrever-se o candidato deve enviar a ficha de inscrição preenchida para o email: giovana.ggp@gmail.com ou clicar aqui

Seleção

Número de vagas: 80 (oitenta participantes). O resultado será divulgado no dia 20 de março de 2017, via e-mail.

Os candidatos selecionados deverão arcar com suas próprias despesas (transporte, hospedagem e alimentação). O programa de capacitação é gratuito e sem taxa de inscrição.

Conteúdo

O Programa de Capacitação será composto por uma introdução geral acerca da transição demográfica e políticas sociais, com particular destaque às características e tendências recentes da população brasileira. Discute-se a importância dos Indicadores Sociais para a gestão e planejamento. Será contemplada a dinâmica da Região Central do Estado de São Paulo.

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Rosana Baeninger - IFCH/Nepo-Unicamp

Profa. Dra. Maria Chaves Jardim -UNESP

Ma. Giovana Gonçalves Pereira - UNICAMP