10 de novembro de 2016 às 9h – 19h30
Local: Auditório Jorge Tápia do Instituto de Economia - Unicamp

Os “Seminários de História Econômica” realização do Grupo de Estudos e Pesquisa em História Econômica FEA/USP, eventos que se tornaram tradição na área de conhecimento, ocorrerão pela primeira vez em Campinas no Instituto de Economia da Unicamp. O encontro contará com a participação do ABPHE – Regional - São Paulo, também instituição que se tornou uma referência em História Econômica e, em 2017, comemorará seus 25 anos de atividades. Para a realização do evento, juntaram-se os esforços do Centro de Memória - Unicamp (CMU) – Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (Nepo) – Núcleo de História Econômica – Instituto de Economia – IE-Unicamp com o fim de promover um debate interdisciplinar - História Econômica e Demografia Histórica.

Manhã - 9h30h – 12h30

Nelson Nozoe. Sesmarias e posse de terra rural no entre rios de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Matto Grosso. RIBEIRO, Suzana B. (org.) Sesmarias, engenhos e fazendas. Arraial dos Souzas, Joaquim Egydio, Jaguary (1792-1930). Campinas, 2016, p. 10-55.

Maísa Faleiros da Cunha. A escravidão em números: demografia escrava em Franca-SP, 1811-1888. Textos NEPO (UNICAMP), v. 70, 2015.

Milena Fernandes Oliveira. Hipólito José da Costa e as ideias econômicas d’ O Correio Braziliense. V CLADHE. SP, 2016.

Almoço: ADUNICAMP

Tarde - 14h30 – 19h30

Cláudia Alessandra Tessari; Julio César Zorzenon Costa. Ação Estatal, Negócios, Acumulação de capital e migração inter-regional no Brasil (1935-1951). V CLADHE, SP, 2016.

Carlos Alberto Cordovano Vieira. Capital mercantil na transição ao capitalismo: esboço para uma apropriação do debate historiográfico. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política. V. 42, p. 96-120, 2015.

Eduardo Barros Mariutti. Paz e guerra no pensamento social na era moderna: do militarismo ao imperialismo. Texto para Discussão do IE-UNICAMP, Campinas, v. 250, p.1-46, 2016.

Debate: 17h30-19h30 - Hermes & Clio/ ABPHE/ Regional - São Paulo/ NEPO/CMU/IE

DOWNLOAD PROGRAMAÇÃO