II Programa de Capacitação em População, Ambiente e Desenvolvimento: dimensões humanas das mudanças climáticas

Realização: Núcleo de Estudos de População (NEPO)
da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Apoio: Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA)

Período do Programa: 11-20 de maio de 2009

Local: NEPO-UNICAMP, Cidade de Campinas, Estado de São Paulo

Resultado dos candidatos selecionados

Programação Completa

Objetivo

O Programa de Capacitação consiste em uma atividade direcionada aos gestores e técnicos de instituições federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais e movimentos sociais, envolvidos em pesquisa ou atuando em atividades ligadas ao planejamento urbano, meio ambiente, políticas sociais e outras atividades no campo dos estudos de população ou na implementação de políticas públicas.Dentro de uma perspectiva multidisciplinar, o Programa possibilitará o intercâmbio de experiências, a ampliação de interesses de pesquisa, maior conhecimento de nossa realidade nacional, contemplando a importante interação entre dinâmica populacional, mudança ambiental e desenvolcimento urbano e regional. O objetivo do Programa é atualizar o conhecimento e informações do profissional que trabalha com questões demográficas e ambientais.

A quem se destina

O Programa destina-se a profissionais envolvidos nas áreas temáticas sobre urbanização, migração, desenvolvimento urbano e regional e meio ambiente, com formação em ciências humanas, biológicas e exatas, trabalhando em instituições do Governo Federal, Estadual ou Municipal, organismos não governamentais e/ou movimentos sociais. Nesta edição do Programa privilegiaremos gestores públicos e técnicos dos Estados do NORDESTE; isto se justifica em função das recentes pesquisas que o NEPO tem realizado nessas áreas.

Exigências do Programa

O programa terá a duração de 09 (nove) dias. A frequência não poderá ser inferior a 75%. As atividades do Programa serão desenvolvidas das 9:00 às 17:00 horas, com algumas atividades até 20 horas, entre período de 11 a 20 de maio de 2009

Período das inscrições: até 12 de abril de 2009.

As inscrições poderão ser feitas por email: ivonete@nepo.unicamp.br e enviar cópia para popamb2009nepo@gmail.com

Para inscrever-se o candidato deve apresentar:
- Curriculum Vitae;
- fotocópia do diploma de Curso Superior;
- comprovante do vínculo empregatício (carta ou declaração da Instituição);
- carta expondo como a atividade profissional do candidato se vincula às áreas temáticas do programa e como os conhecimentos adquiridos durante o curso serão utilizados no futuro.

Download Ficha de Inscrição - clique aqui

Seleção

Número de vagas: 20 (vinte). O período da seleção dos candidatos será de 06 a 09 de abril de 2009. O resultado será divulgado no dia 13 de abril de 2009, via email. Também estará disponível na Internet, no endereço: www.nepo.unicamp.br. Os candidatos selecionados terão suas despesas com passagem aérea e diárias (que incluem hospedagem, alimentação e transporte terrestre), cobertos pelo Programa. Segue anexo ficha de inscrição. Sem taxa de inscrição.

Conteúdo

O Programa de Capacitação é composto por uma introdução geral às questões populacionais atuais, com particular destaque às características e tendências recentes da população brasileira. No conjunto das questões, aprofunda-se a discussão sobre meio ambiente, políticas sociais e desenvolvimento.

Daniel Joseph Hogan - IFCH/NEPO-Unicamp

Rosana Baeninger - IFCH/NEPO-Unicamp

Alvaro de Oliveira D´Antona – NEPO-UNICAMP

Núcleo de Estudos de População - NEPO