.Por José Marcos Pinto da Cunha e Gisela Cunha Viana.

No próximo dia 24 de abril, 09h, inicia-se o primeiro módulo do curso de extensão da Unicamp “Comunidade e Universidade: direito à cidade como condição de cidadania”. O projeto nasce de um desejo de estudantes, professoras/es, pesquisadores/as em articulação com comunidades da cidade de Campinas-SP, visando o debate do direito à cidade como um direito coletivo, imerso na perspectiva de um direito humano pelo acesso aos serviços e aos espaços de todo o município.

(foto jornalistas livres – rede social)

Nesse sentido, o projeto visa aprofundar a relação da universidade com a comunidade, a partir da troca entre a experiência acadêmica e as vivências das pessoas e famílias das ocupações, colocando na agenda pública o debate sobre a importância do direito à cidade como um conceito e instrumento democrático de acesso ao espaço urbano. Espera-se com essa troca, estabelecer formas de saber, de conhecer e de vivência que visem compreender e atualizar os temas referentes à questão urbana e sua implicação social no município de Campinas.

A primeira parte do projeto de extensão terá cinco módulos/debates que abordarão temas sobre as dimensões do direito à cidade, as práticas e os desafios para sua implementação, propostos pela comunidade universitária. Na etapa seguinte (2º semestre de 2021), as comunidades que pautam o diálogo, a partir de escolhas de ensinamentos sobre suas práticas e vivências. Almeja-se uma troca de conhecimentos e aprendizagens de mão dupla. Essa jornada iniciou-se no último dia 20 de março com a apresentação do projeto e das pessoas participantes tanto pela academia, quanto pela comunidade.

O projeto de extensão “Universidade e Comunidade: direito à cidade como condição de cidadania” conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp (PROEC), e é realizada pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (NEPO), Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), Instituto de Geociências (IG), Instituto de Economia (IE), Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB/NUDECRI), Centro de Estudos do Desenvolvimento Econômico (CEDE/IE), Laboratório de Estudos de Urbanização e Regulação Urbana (LABLOTE/FEC), Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial (GEOPLAN/IG). Os parceiros externos são o Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LABHAB/FAU/USP) e o Grupo de Estudos Fundiários, Políticas Públicas, Produção do Espaço e da Paisagem (YBY/IAU/USP).

As comunidades de Campinas-SP que participam do projeto são: Menino Chorão (Região do Jd. Campo Belo), Nelson Mandela (Região do Ouro Verde) e Quilombo Iris de Jesus (Jd. das Bandeiras II e Jd. São José).

Dando início a essa caminhada, o módulo 1 do próximo dia 24 de abril (sábado), às 09h, terá como tema: “O que é Direito à Cidade?”. Para acompanhar o curso, haverá uma série de conteúdos com textos, vídeos e notícias referentes ao assunto nas redes sociais “Comunidade e Universidade” (Facebook, Instagram e Youtube), além da transmissão ao vivo dos módulos, a partir do canal do Youtube do Nepo-Unicamp. A realização da jornada, como forma de recomendação sanitária de distanciamento devido a pandemia, será realizada de maneira online pelos canais de transmissão já mencionados.

Prof. Dr. José Marcos Pinto da Cunha (NEPO/IFCH/UNICAMP). Profa. Dra. Gisela Cunha Viana Leonelli (LABLOTE/FEC/UNICAMP)